Com reabertura de licitação, Ceilândia terá mais 2 estações de metrô
Projeto prevê mais de 2,3 km de trilhos, beneficiando cerca de 12 mil novos usuários
O Metrô do Distrito Federal publicou nesta quinta-feira (18/12) um edital que marca a retomada das obras de ampliação da Linha 1, em Ceilândia (DF). O projeto prevê mais de 2,3 km de trilhos a partir do atual terminal de Ceilândia, além da construção de duas novas estações.
As unidades serão implantadas entre as quadras QNO 5 e 13 e entre as QNO 7 e 15, regiões que há anos reivindicam a oferta do serviço metroviário.
O novo trecho vai cruzar Ceilândia até as proximidades da BR-070, na saída para Águas Lindas de Goiás.
Após a assinatura do contrato, o prazo estimado para a conclusão do empreendimento é de 45 meses.
O aviso foi divulgado no Diário Oficial (DODF) e trata da contratação da empresa que ficará responsável pela execução do projeto.
As obras haviam sido interrompidas e só puderam ser retomadas após autorização do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). Segundo o Metrô-DF, todas as exigências feitas pelo órgão foram cumpridas, o que permitiu a reabertura da licitação.
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O edital também prevê a elaboração dos projetos de engenharia, tanto básicos quanto executivos, a execução das obras civis das futuras estações 28 e 29, a construção de duas subestações de energia e a implantação dos sistemas necessários para garantir a plena operação e a integração do novo trecho ao sistema existente.
Integração com o Entorno
A expansão da Linha 1 se conecta a um projeto em estudo para a implantação de um sistema ferroviário ligando Águas Lindas de Goiás a Ceilândia. A proposta prevê um terminal de integração com o metrô justamente na região alcançada pela ampliação da linha.
Conforme já divulgado, o projeto do trem do Entorno prevê duas paradas dentro do Distrito Federal antes da chegada à extensão do metrô de Ceilândia, garantindo a conexão com a rede de transporte da capital. O trajeto entre Águas Lindas e Ceilândia teria cerca de 22 quilômetros de extensão.
A expectativa é que a linha componha um corredor ferroviário entre Luziânia (GO) e Brasília, ampliando a conectividade entre o Entorno e o DF. Nesse caso, o trecho entre Luziânia e a capital federal teria aproximadamente 62 quilômetros e atravessaria municípios como Cidade Ocidental e Valparaíso de Goiás.
O projeto do trem do Entorno ainda está em fase de elaboração e conta com o envolvimento de empresas chinesas, entre elas a PCI Technology Group, especializada em soluções de mobilidade urbana.
Os procedimentos relativos ao trecho entre Luziânia e o DF são conduzidos pela Infra S.A., empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
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