Congresso vota nomeações de policiais do DF nesta 5ª. Acompanhe
O PLN nº 12/2025 permite a nomeação de 1.284 policiais militares, 700 policiais civis e 89 bombeiros do DF
O Congresso Nacional votará, nesta quinta-feira (30/11), o projeto de lei que abre espaço no orçamento federal para a nomeação de 2 mil policiais do Distrito Federal.
Como as forças de segurança do DF são custeadas com recursos da União, qualquer fato que represente impacto no orçamento precisa ser aprovado pelo Congresso e pelo governo federal.
Leia também
-
Grande Angular
Veja salários de policiais e bombeiros militares do DF após reajuste
-
Distrito Federal
Governo oferece reajuste de 24% a 27% para policiais do DF
Deputados e senadores destacaram a união da bancada do DF para a inclusão do item na sessão desta quinta-feira. “É uma bancada diversa, que tem espectro bem definido. Mas quando nós temos que defender o DF, os interesses do DF, a gente se une”, disse a senadora Leila Barros (PDT).
“São exatamente 2.073 jovens aprovados no concurso em 2021. São 1.274 PMs, 700 da PCDF e 89 bombeiros. Esses números vão amenizar um pouco o contingente, que é mínimo. A bancado do DF é unida, todo mundo já luta por isso há muito tempo. É uma unanimidade que precisamos resgatar e valorizar nossos policiais da segurança pública”, afirmou o senador Izalci Lucas (PL).
As nomeações nas forças de segurança do DF foram incluídas no Projeto de Lei do Congresso Nacional nº 12/2025, que autoriza abertura de crédito total de R$ 2,1 bilhões em favor da Presidência da República, do Ministério da Justiça, Ministério da Cultura, Ministério do Esporte e Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou o PLN nº 12/2025 em setembro. O projeto permite a nomeação de 1.284 policiais militares, 700 policiais civis e 89 bombeiros do Distrito Federal.
O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que faria as nomeações na primeira quinzena de novembro de 2025, após aprovação do PLN no Congresso.
What's Your Reaction?