Corpo e prazer: 7 vezes que Preta Gil ajudou a quebrar tabus sobe sexo

Em diversos momentos da carreira, Preta Gil falou sobre o corpo, sexo e liberdade sexual, ajudando a quebrar tabus e preconceitos; relembre

Jul 21, 2025 - 15:20
 0  0
Corpo e prazer: 7 vezes que Preta Gil ajudou a quebrar tabus sobe sexo

A cantora Preta Gil, que morreu nesse domingo (20/7), vítima de complicações causadas por um câncer no intestino, nos Estados Unidos, quebrou tabus e falou abertamente sobre sexo, amor e autoconhecimento em diversos momentos da carreira.

Leia também

A seguir, a coluna na Pouca Vergonha relembra depoimentos da artista, filha de Gilberto Gil, que serviram para quebrar estigmas ao longo do tempo.

Nudez

Sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa, a cantora de 50 anos lançou o primeiro álbum aos 29 anos, em 2003. Prêt-à Porter fez sucesso, mas recebeu críticas por ter a cantora nua na capa. Gilberto Gil e a filha

“Eu lembro que fui mostrar para o meu pai e ele falou: ‘Desnecessário, Preta’. Aquilo foi uma confusão na minha cabeça. Mas meu pai é um sábio. Ele sabia exatamente o que eu ia passar depois. Eu lancei o disco achando que estava abafando, mas veio uma enxurrada de muitas críticas na época. De muito conservadorismo”, disse Preta, em entrevista ao apresentador Pedro Bial.

Pressão com o corpo

Ainda em 2003, a cantora contou, à revista Trip, sobre sua vida sexual e inseguranças com o corpo: “Já transei com homem no mesmo dia que o conheci, já transei com mulher, com homem e mulher. Dessa coisa de fazer bagunça, de muitas pessoas juntas, o que vocês chamam de suruba. Provavelmente sou dessas, sou uma boba. Tem esse mito de que a Preta Gil pega todo mundo. Mas estou cheia de estrias. Na hora de ‘trepar’, pode crer que eu vou apagar a luz. [Depois do sexo, as estrias e celulites] continuam lá, mas aí… já dei uma surra de ‘buceta’! A estria vai para a casa do ‘caralho’.”

Dez anos depois, em 2013, Preta conversou com a revista Nova para falar sobre a perda de peso. “A vida sexual continua a mesma [depois da redução de peso]. Sempre fui muito ativa. O peso nunca interferiu em nada. Tenho uma elasticidade maravilhosa, sempre tive.” Preta Gil e Caio Blat

Programa na TV

Precursora, em 2005, Preta estreou o programa de televisão Vai e vem. Tendo um elevador como cenário, a artista recebia convidados para falar sobre sexo. “Queria que fosse um programa sem vulgaridade, com inteligência, com humor”, contou Preta, em entrevista a Jô Soares anos depois.

Identidade sexual

A cantora também já havia revelado que começou a vida sexual com uma mulher. “Só comecei a cantar e ir para frente das câmeras depois dos 28 anos. Antes disso, eu me relacionava com mulheres. Inclusive, iniciei minha vida amorosa e sexual com uma pessoa do sexo feminino. Depois, passei a ter mais namorados homens.”

Na mesma entrevista, a artista contou que gostava de gente e se entendia como pansexual. Tratando câncer nos EUA, Preta Gil faz trend com amigos - MetrópolesPreta Gil

Relacionamentos abusivos e racismo

À revista Vogue, Preta Gil falou sobre seu processo de descoberta do prazer. “Fui induzida a ter meu afeto ligado a homens brancos, porque fui criada em ambientes de predominância branca. Os meninos da minha escola não demonstravam interesse por mim e eu não entendia o motivo. Hoje, sei que tem a ver com a cor da minha pele. Eu me submetia, sem saber, a relacionamentos que, hoje, a gente consegue verbalizar como abusivos.”

“Eu me contentava, dentro da minha carência de mulher preta, com aquele afeto, mesmo o homem sendo grosseiro, estúpido, que tentava me silenciar. Me apegava a migalhas”, acrescentou.

Tabus internos

Apesar de estar sempre à frente do seu tempo, Preta Gil comentou que já se arrependeu de algumas declarações. “Isso gerou um mito que não é verdadeiro, de que a Preta Gil é pegadora, Preta Gil é bissexual, Preta Gil já fez suruba… Essas coisas não ditam o que eu sou, o que trouxe um peso de ter que corresponder a essa imagem. Falei de coisas que já fiz no passado. Sou uma pessoa em constante transformação. Fui reduzida àquela pegadora, à bissexual… Tive que carregar as declarações que falei, e não menti, então assumo as consequências.” 6 imagensHoras antes da morte de Preta Gil, Gominho fez homenagem à cantoraPreta Gil e Gominho posam juntos e sorridentes na piscinaFlora Gil está retornando ao Brasil e aproveitou para se declarar a Preta GilPreta Gil Fechar modal.1 de 6

Preta Gil TV Cultura/Reprodução2 de 6

Reprodução/ Redes sociais3 de 6

Horas antes da morte de Preta Gil, Gominho fez homenagem à cantoraInstagram/Reprodução4 de 6

Preta Gil e Gominho posam juntos e sorridentes na piscinaInstagram/Reprodução5 de 6

Flora Gil está retornando ao Brasil e aproveitou para se declarar a Preta GilReprodução/Instagram6 de 6

Preta Gil Instagram/Reprodução

Além disso, a artista já comentou que nunca foi a um sex shop ou teve um vibrador. “Nunca fui a um sex shop. Deus me livre e guarde! Acho isso tudo tão chato, não gosto. Não tenho vibrador em casa, nunca comprei vibrador, não tenho lingerie sensual, nunca fiz striptease para nenhum namorado. Minha relação com sexo não passa por nenhuma dessas coisas.”

Aventuras sexuais

Em 2024, a cantora participou do Surubaum, apresentado por Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso no YouTube. A artista revelou já ter participado de sexo grupal — mais conhecido como orgias ou surubas — e que não foi apenas uma vez, ou por curiosidade.

“É fato que já estou aposentada da suruba faz tempo. Tem fases. Quando somos mais jovens, temos energia e desprendimento”, comentou. “Estamos brincando aqui, mas fiz suruba, sim, organizei algumas, fui muito feliz, me diverti, beijei muito na boca, me apaixonei milhares de vezes, mas, se olhar cronologicamente minha vida, passei mais tempo casada que solteira. Sou uma pessoa que tem relacionamentos monogâmicos, fiéis. Acredito nisso. Você olha para mim e acha que sou maluca, porra louca, e eu sou a mulher mais careta e tradicional.” Gominho fala do tratamento de Preta Gil nos EUA: "Gana de viver" - MetrópolesGominho e Preta Gil posam juntos e sorridentes

Na ocasião, a artista ainda comentou sobre monogamia e relacionamentos abertos: “Estou nessa fase, tentando abrir minha cabeça e Gominho [melhor amigo de Preta] me ajuda muito nisso: monogamia, relacionamento aberto… não sei se vou conseguir, mas estou aí. Vou tentar algumas coisas que nunca fiz”, acrescentou.

Sexo anal

Em uma entrevista bem-humorada para Tatá Werneck no Lady Night, em 2017, a cantora comentou nunca ter feito sexo anal. “Nunca dei [o ânus]! É sério! […] A questão não é privilégio, meu marido também quer. Mas como faz? Não vou passar por esse sofrimento. Não vim aqui para isso. Já tentei várias vezes, mas não tem condição. Isso é um preconceito que sofro com as minhas amigas. As pessoas não respeitam mulher que nunca fez”, comentou.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente