CPTM: passageiros caminham nos trilhos da Linha 12 após falha em trem
Falha foi observada por volta das 6h30 entre as estações Jardim Helena-Vila Mara e São Miguel Paulista da Linha 12-Safira da CPTM

Passageiros precisaram caminhar pelos trilhos da Linha 12-Safira no início da manhã desta segunda-feira (21/7), devido a um problema no trem em que estavam. De acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a composição apresentou falha entre as estações Jardim Helena-Vila Mara e São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, no sentido Brás.
Imagens aéreas mostram que os passageiros que estavam no trem precisaram seguir a pé até chegar à plataforma. Alguns se arriscavam pelas grades próximas a um viaduto (imagens na galeria).
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
Falha ocorreu entre as estações Jardim Helena-Vila Mara e São Miguel PaulistaReprodução/ Globoplay2 de 4
Passageiros precisaram descer do trem no meio dos trilhos da Linha 12Reprodução/ Globoplay3 de 4
Problema ocorreu por volta das 6h30Reprodução/ Globoplay4 de 4
Passageiros se arriscam para alcançar a estação mais próximaReprodução/ Globoplay
O problema foi registrado por volta das 6h30 e, uma hora depois, o trem seguia parado nos trilhos.
Os demais trens da Linha 12-Safira seguem em velocidade reduzida e maior intervalo de embarque e desembarque entre as estações Brás e Calmon Viana.
Leia também
-
São Paulo
Gasto com previdência militar em São Paulo aumentou 53% sob Tarcísio
-
São Paulo
Suspeito de mandar matar policiais em MG é preso no litoral de SP
-
São Paulo
Após morte de jovem envenenado, padrasto será indiciado por homicídio
-
São Paulo
Relembre a última apresentação de Preta Gil, que cantou com pai em SP
Nas redes sociais, passageiros relatam demora e estações lotadas ao longo da linha:
Estação Jardim Romano, Linha 12 às 07h33, tudo parado, saí da Estação Engenheiro Manoel Feio às 06h30, não passa nenhum trem aqui @spsobretrilhos @CPTM_oficial pic.twitter.com/ZBIBsdvWBm
— Odjaime (@ThalmoSales) July 21, 2025
Outro passageiro afirmou ter ficado parado por uma hora entre duas estações. “Agora já tem trinta minutos parado em um trem lotado. O Itaim Paulista… quanto tempo ainda vai levar?”, escreveu. Outro reclamou da manutenção do serviço: “absurdo isso acontecer com uma empresa milionária como a CPTM, como vocês não fazem uma manutenção preventiva nesses trens? Quando mais a população de São Paulo precisa, vocês trazem um péssimo serviço. Quem vai arcar com os atrasos e descontos dos funcionários?”
A equipe de manutenção atua no no local para normalizar a circulação”. A CPTM lamenta o transtorno causado aos passageiros”, diz nota da companhia.
Notícia em atualização.
What's Your Reaction?






