Curso para PM atuar em escola tem carga horária menor que autoescola
Capacitação terá carga horária mínima de 40 horas. Curso para primeira habilitação tem 45 horas-aula na parte teórica

O curso de capacitação oferecido pela Secretaria da Educação para os policiais militares (PMs) que vão atuar como monitores nas escolas cívico-militares de São Paulo terá carga horária mínima menor que os cursos de formação de condutores oferecido nas autoescolas para quem deseja tirar a primeira habilitação.
O edital que traz as regras para o processo seletivo dos PMs interessados em se tornarem monitores nas escolas diz que os aprovados deverão participar de um curso de capacitação, com carga horária mínima de 40 horas, ministrado pela Secretaria da Educação em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP).
“Os militares do Estado da reserva selecionados para prestação de tarefa por tempo determinado deverão participar de um curso de capacitação, com carga horária mínima de 40 (quarenta) horas”, diz o edital.
O documento diz ainda que o curso abordará temas relacionados aos “aspectos legais, ao regimento interno, à psicologia escolar, ao ambiente escolar e desafios contemporâneos, à cultura de paz e segurança escolar”.
Caso o PM aposentado faça apenas o horário mínimo previsto, ele passará menos tempo na capacitação do que passa, por exemplo, uma pessoa que precisa tirar a primeira habilitação, que faz necessariamente 45 horas de aulas teóricas, segundo a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).
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Mais detalhes sobre como funcionará a capacitação dos policiais devem aparecer na portaria que regulamentará a atividade e será publicada pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE), em conjunto com a Coordenadoria Pedagógica da Secretaria da Educação.
A falta de experiência dos policiais com o ambiente escolar é uma das principais críticas de especialistas da educação ao modelo cívico-militar. Pesquisadores do tema afirmam que os agentes não estão preparados para lidar com conflitos no ambiente escolar tal qual os educadores, por exemplo.
Por outro lado, o edital de seleção dos PMs prevê uma vantagem para agentes com formação em pedagogia ou especialização na área, assim como para quem tem formação ou especialização nas demais áreas da educação ou em psicologia.
Também recebem mais pontos na prova de títulos do edital policiais que tenham atuado em programas como o Conviva e o PROERD, voltados respectivamente à solução de conflitos e ao combate ao uso de drogas.
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