Descer escadas faz bem e pode ajudar a emagrecer, segundo professor
Prática simples, gratuita e que faz parte do dia a dia melhora músculos, emagrece e controla doenças crônicas

Descer escadas pode ser mais benéfico do que subir, segundo um estudo internacional publicado pelo British Journal of Sports Medicine. A prática ajuda a emagrecer, fortalecer os músculos e controlar doenças como diabetes e hipertensão.
Leia também
-
Vida & Estilo
4 exercícios de musculação para fazer em casa e definir o corpo
-
Vida & Estilo
Quem tem diabetes deve fazer estes exercícios físicos, segundo expert
-
Vida & Estilo
5 exercícios para emagrecer em casa com apenas 10 minutos por dia
Com apenas 20 a 30 minutos por sessão, duas ou três vezes por semana, os resultados já podem ser sentidos — e o melhor: sem gastar nada e com menos esforço físico.
Ao contrário do que muitos pensam, descer escadas pode ser uma alternativa mais eficiente que subir. O movimento exige menos do sistema cardiorrespiratório e proporciona melhores ganhos musculares, especialmente em quem tem limitações físicas ou doenças crônicas.
Por que descer escadas é tão eficaz
Descer escadas é uma atividade classificada como exercício excêntrico — quando o músculo alonga enquanto se contrai. Essa combinação aumenta a força muscular de forma controlada, com menos impacto e cansaço.
“O exercício exige mais dos músculos utilizados na contração excêntrica da descida”, explica Leonardo Coelho Rabello de Lima, professor da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP.
Continue a leitura no portal NSC Total, parceiro do Metrópoles.
What's Your Reaction?






