Diplomacia do Jumbo: Antes de oferecer aeronave a Trump, emir do Catar já havia dado 747 de 'presente' a Erdogan, da Turquia

Boeing 747-8, doado pela família real do Catar, pode se tornar o novo Air Force One, aeronave oficial da presidência americana. Trump disse que seria 'idiota' recusar o avião, que ele classificou de 'presente'. Caso levanta questionamentos éticos. Boeing 747-8 privado da família real do Catar estacionado no aeroporto de Palm Beach, nos EUA, em 15 de fevereiro de 2025 Roberto Schmidt/AFP A ideia de oferecer um Boeing 747 de luxo a uma outra nação não é inédita na história do Catar. Antes de entrar em negociações com os EUA, a família real do país doou um Jumbo para a Turquia. O presidente Donald Trump cogita aceitar um avião de luxo, o Boeing 747-8, como doação da família real do Catar, segundo a imprensa americana revelou. A ideia é que ele seja usado como o Air Force One, o avião oficial da Presidência dos EUA. ✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp Nesta segunda (12), Trump justificou seus planos de aceitar um avião como presente da família real do Catar, argumentando que os atrasos da Boeing na entrega de um novo Air Force One tornam essa uma decisão prática. "Acho que é um grande gesto do Catar. Agradeço muito. Eu jamais recusaria esse tipo de oferta", disse Trump a repórteres na Casa Branca antes de partir para uma viagem ao Oriente Médio. "Quer dizer, eu poderia ser um idiota dizendo: 'Não, não queremos um avião gratuito e muito caro'", disse Trump. Uma transação parecida já aconteceu, entre o próprio Catar e a Turquia, em 2018. Naquele ano, o emir do país, o xeque Tamim bin Hamad al-Thani doou, a título de presente, um outro Boeing 747-8, ao regime de Recep Tayyip Erdogan. A aeronave, avaliada na época em US$ 500 milhões, era tida como o maior e mais luxuoso avião particular do mundo, com capacidade para 76 pessoas (contra 400 nas versões comerciais do modelo). Erdogan aceitou o "presente", a despeito das críticas da oposição ."Nós viajaremos com ele. Mas vocês embarcarão no avião da República da Turquia, não no meu", disse o presidente, que completará 11 anos no cargo em 2025. Presidente Donald Trump embarca no Air Force One para uma viagem da Flórida a Washington, em 4 de maio de 2025. REUTERS/Leah Millis/File Photo Questionamentos A compra de um novo Air Force One da família real catari levanta questionamentos éticos, dado o imenso valor do bem e também o fato de que Trump pretende continuar usando o avião depois de deixar a presidência. Uma fonte familiar à proposta disse à rede ABC News que a aeronave seria transferida para a fundação da biblioteca de Trump depois que ele deixar o cargo. Não seria a primeira vez na história americana. Ao fim do governo de Ronald Reagan, sua fundação recebeu o Air Force One depois que ele deixou de voar, mas a aeronave virou peça de museu. A doação ao governo de Trump deve ser anunciada na próxima semana, quando o presidente vai visitar o Catar em sua primeira viagem internacional do segundo mandato, segundo a ABC News. De acordo com o NYT, a aeronave doada pelo Catar deverá ser modernizada por uma empresa militar chamada L3Harris, no Texas, e o trabalho poderá começar assim que o governo aprovar a forma de aquisição da aeronave. 'Salão Oval voador' O avião Air Force One usado pela presidência americana atualmente é um modelo 747-200B, também da Boeing. Ele foi adaptado para permitir reabastecimento aéreo e maior alcance para viagens presidenciais. A fabricante afirma que o avião é chamado de "Salão Oval Voador", com 370 metros quadrados de área interna. As principais diferenças entre o Air Force One e o Boeing 747 padrão incluem equipamentos de navegação, eletrônicos e comunicações de última geração. Também como diferenças está a configuração interna e mobiliário, carregador de bagagem independente. Entre as acomodações, estão: Sala de conferências e jantar; Quartos para o presidente e a primeira-dama; Uma área de escritório para funcionários; Consultório que se transforma em unidade médica quando necessário; Áreas de trabalho e descanso para a equipe presidencial, representantes da mídia e equipes da Força Aérea; Duas cozinhas que podem fornecer 100 refeições de uma só vez. Air Force One em imagem de 2021 Reprodução/GloboNews Como é o modelo 747-8 O modelo 747-8 é o maior modelo da série, de acordo com a fabricante Boeing. Para uso comercial, ele pode ser entre 400 e 500 assentos. O projeto foi lançado em 14 de novembro de 2005. O primeiro modelo para uso comercial (sem considerar para o uso exclusivo de transporte de carga) foi em fevereiro de 2012. A fabricante afirma que o modelo 747-8 Intercontinental tem 66 assentos adicionais que acomodam 410 passageiros na configuração típica de três classes, além de poder transportar um volume de carga 15% maior. O alcance máximo de um voo é de 14.310 km, podendo realizar voos sem necessidade de escalas entre, por exemplo, Nova York e Hong Kong, Los Angeles e Mumbai ou Londres e Cingapura. No caso do uso pelo presidente americano, a aeronave deve passar por uma refor

May 13, 2025 - 00:30
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Diplomacia do Jumbo: Antes de oferecer aeronave a Trump, emir do Catar já havia dado 747 de 'presente' a Erdogan, da Turquia

Boeing 747-8, doado pela família real do Catar, pode se tornar o novo Air Force One, aeronave oficial da presidência americana. Trump disse que seria 'idiota' recusar o avião, que ele classificou de 'presente'. Caso levanta questionamentos éticos. Boeing 747-8 privado da família real do Catar estacionado no aeroporto de Palm Beach, nos EUA, em 15 de fevereiro de 2025 Roberto Schmidt/AFP A ideia de oferecer um Boeing 747 de luxo a uma outra nação não é inédita na história do Catar. Antes de entrar em negociações com os EUA, a família real do país doou um Jumbo para a Turquia. O presidente Donald Trump cogita aceitar um avião de luxo, o Boeing 747-8, como doação da família real do Catar, segundo a imprensa americana revelou. A ideia é que ele seja usado como o Air Force One, o avião oficial da Presidência dos EUA. ✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp Nesta segunda (12), Trump justificou seus planos de aceitar um avião como presente da família real do Catar, argumentando que os atrasos da Boeing na entrega de um novo Air Force One tornam essa uma decisão prática. "Acho que é um grande gesto do Catar. Agradeço muito. Eu jamais recusaria esse tipo de oferta", disse Trump a repórteres na Casa Branca antes de partir para uma viagem ao Oriente Médio. "Quer dizer, eu poderia ser um idiota dizendo: 'Não, não queremos um avião gratuito e muito caro'", disse Trump. Uma transação parecida já aconteceu, entre o próprio Catar e a Turquia, em 2018. Naquele ano, o emir do país, o xeque Tamim bin Hamad al-Thani doou, a título de presente, um outro Boeing 747-8, ao regime de Recep Tayyip Erdogan. A aeronave, avaliada na época em US$ 500 milhões, era tida como o maior e mais luxuoso avião particular do mundo, com capacidade para 76 pessoas (contra 400 nas versões comerciais do modelo). Erdogan aceitou o "presente", a despeito das críticas da oposição ."Nós viajaremos com ele. Mas vocês embarcarão no avião da República da Turquia, não no meu", disse o presidente, que completará 11 anos no cargo em 2025. Presidente Donald Trump embarca no Air Force One para uma viagem da Flórida a Washington, em 4 de maio de 2025. REUTERS/Leah Millis/File Photo Questionamentos A compra de um novo Air Force One da família real catari levanta questionamentos éticos, dado o imenso valor do bem e também o fato de que Trump pretende continuar usando o avião depois de deixar a presidência. Uma fonte familiar à proposta disse à rede ABC News que a aeronave seria transferida para a fundação da biblioteca de Trump depois que ele deixar o cargo. Não seria a primeira vez na história americana. Ao fim do governo de Ronald Reagan, sua fundação recebeu o Air Force One depois que ele deixou de voar, mas a aeronave virou peça de museu. A doação ao governo de Trump deve ser anunciada na próxima semana, quando o presidente vai visitar o Catar em sua primeira viagem internacional do segundo mandato, segundo a ABC News. De acordo com o NYT, a aeronave doada pelo Catar deverá ser modernizada por uma empresa militar chamada L3Harris, no Texas, e o trabalho poderá começar assim que o governo aprovar a forma de aquisição da aeronave. 'Salão Oval voador' O avião Air Force One usado pela presidência americana atualmente é um modelo 747-200B, também da Boeing. Ele foi adaptado para permitir reabastecimento aéreo e maior alcance para viagens presidenciais. A fabricante afirma que o avião é chamado de "Salão Oval Voador", com 370 metros quadrados de área interna. As principais diferenças entre o Air Force One e o Boeing 747 padrão incluem equipamentos de navegação, eletrônicos e comunicações de última geração. Também como diferenças está a configuração interna e mobiliário, carregador de bagagem independente. Entre as acomodações, estão: Sala de conferências e jantar; Quartos para o presidente e a primeira-dama; Uma área de escritório para funcionários; Consultório que se transforma em unidade médica quando necessário; Áreas de trabalho e descanso para a equipe presidencial, representantes da mídia e equipes da Força Aérea; Duas cozinhas que podem fornecer 100 refeições de uma só vez. Air Force One em imagem de 2021 Reprodução/GloboNews Como é o modelo 747-8 O modelo 747-8 é o maior modelo da série, de acordo com a fabricante Boeing. Para uso comercial, ele pode ser entre 400 e 500 assentos. O projeto foi lançado em 14 de novembro de 2005. O primeiro modelo para uso comercial (sem considerar para o uso exclusivo de transporte de carga) foi em fevereiro de 2012. A fabricante afirma que o modelo 747-8 Intercontinental tem 66 assentos adicionais que acomodam 410 passageiros na configuração típica de três classes, além de poder transportar um volume de carga 15% maior. O alcance máximo de um voo é de 14.310 km, podendo realizar voos sem necessidade de escalas entre, por exemplo, Nova York e Hong Kong, Los Angeles e Mumbai ou Londres e Cingapura. No caso do uso pelo presidente americano, a aeronave deve passar por uma reforma para acomodar necessidades do presidente como escritórios e quartos. Outras características incluem maior economia de combustível (embora a Boeing não informe o quanto, apenas que é uma "melhoria de dois dígitos) e os motores fazem 30% menos barulho do que em modelos similares. Confira como é a aeronave 747-8, da Boeing Arte g1 Características técnicas: Quantidade de passageiros (uso comercial): entre 400 e 500; Alcance máximo de voo: 13.310 km; Motores: quatro General Electric GEnx-2B67; Capacidade de combustível: 238.610 litros; Peso máximo de decolagem: 442 toneladas; Velocidade máxima de cruzeiro: 920 km/h; Altitude máxima: 13.100 metros; Envergadura: 68,4 metros; Altura: 19,4 metros; Comprimento: 76,3 metros; Largura no interior da cabine: 6,1 metros. Modelo Boeing 747-8 da companhia Lufthansa Divulgação Trump diz que vai negociar novas tarifas com a China

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