Durante o Metrópoles Catwalk, Senai-DF promove oficinas e exposições
Com especialistas do ramo da moda, Senai-DF oferece palestras, rodas de conversa e produção com impressão 3D no Metrópoles Catwalk; confira
Introduzindo Brasília como o mais novo epicentro da moda brasileira, o Metrópoles Catwalk realiza a primeira edição no Teatro Nacional Claudio Santoro, nos dias 3 a 7 de novembro, com os holofotes direcionados às etiquetas nacionais. Nas passarelas do evento, labels brasileiras exibem produções inéditas, enquanto workshops e exposições funcionam a todo vapor para mostrar mais sobre o universo fashion aos entusiastas do ramo. Em um circuito de rodas de conversa, oficinas e exposições abertas ao público, o Senai-DF convida os espectadores a uma reflexão profunda sobre moda, cultura e educação.
Vem saber mais!
Gabriella Santana no Museu Nacional
Palestra e rodas de conversa
Oportunidades, desafios e transformações tecnológicas são os focos do workshop “Entre o Ateliê o Algoritmo: A Educação de Moda na Era Digital” apresentado pelo Senai-DF com especialistas do mundo fashion e direcionado àqueles que buscam integrar-se a esse mercado de trabalho. Agendada para o dia 4 de novembro, às 11h, a experiência oferece lentes para que o público crie uma visão crítica sobre a formação no mercado fashion em tempos de inteligência artificial, impressão 3D e fabricação digital.
Gabriella Santana posando para sessão do Metrópoles Catwalk
O Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, será palco para o Metrópoles Catwalk
Em forma de roda de conversa, o debate reflete sobre os possíveis caminhos para que a educação encontre um equilíbrio entre o fazer tradicional – artesanal – e os novos métodos da tecnologia. Como formar designers de moda em tempos de inteligência artificial, impressão 3D, biotecnologia e fabricação digital? Essas serão algumas das reflexões desenvolvidas durante workshop promovido pela instituição.
O evento é aberto ao público
Confira os profissionais que irão ministrar a palestra:
- Francisco Nunes — Doutor em psicologia e professor do curso de design de moda do Instituto Federal de Brasília (IFB)
- Rafaella de Castro Lacerda — Designer, professora e pesquisadora, mestre e doutoranda em design pela UnB. Docente no curso de Moda do IESB, é representante local do Fashion Revolution Brasília.
- Samanta Farias — Especialista em design, vestuário e marketing de moda, com foco em educação profissional e tecnológica.
Oficina
Apresentando processos de criação de acessórios e componentes da moda, por meio da impressão 3D, o Senai-DF estará promovendo a oficina “Ateliê Digital: Criando Moda com Impressão 3D”. Na ação, que acontece das 14h às 16h da segunda-feira (3/11), o público poderá conhecer de perto a tecnologia que transforma o mercado e a produção fashion atualmente.
Leia também
-
Ilca Maria Estevão
Metrópoles Catwalk recebe o atemporal Reinaldo Lourenço, por Magrella
-
Ilca Maria Estevão
Metrópoles Catwalk aborda técnicas no workshop “Passarelas sem Erros”
-
Ilca Maria Estevão
Veja a programação completa do Metrópoles Catwalk no Teatro Nacional
-
Ilca Maria Estevão
Hylo Cartis Studio estreia nas passarelas pelo Metrópoles Catwalk
Moda e arquitetura ganham destaque no evento
Modelo em editorial de moda do Metrópoles Catwalk
No Metrópoles Catwalk, os entusiastas da moda vivenciaram uma imersão no universo dos laboratórios de fabricação digital, mostrando o espaço em que o pensamento criativo tem encontrado ferramentas de prototipagem rápida e soluções sustentáveis para o setor. Com turmas de 10 pessoas por sessão, a participação funcionará por ordem de chegada.
Modelo em editorial de moda do Metrópoles Catwalk
Exposição
Em uma expressão artística sobre a sua experiência pessoal, Júlia Theóphilo apresenta no Metrópoles Catwalk, a convite do Senai-DF, a coleção Redefinindo Curvas. Disponível durante todos os dias do evento, o público conhecerá a produção da artista, que apresenta uma reflexão sobre a sua vivência com a escoliose, usando a moda como linguagem.
Modelos em editorial de moda do Metrópoles Catwalk
Com volumes, assimetrias, texturas e desníveis, Theóphilo traz peças que vão além de uma leitura estética, mas também evidencia as camadas emocionais das criações. As peças ressignificam a singularidade da estilista com o corpo e convertem sua criatividade em uma forma de manifesto de identidade.
Gabriella Santana posa reflexiva
Júlia descobriu a escoliose aos 13 anos e, durante o tratamento da condição, passou por todas as fases: uso de colete ortopédico e fisioterapias, até chegar na cirurgia corretiva. Em meio às etapas de dor, adaptação e superação, a artista percorreu o caminho que semeou a sua inspiração artística, que ganhou forma em uma coleção que transfigura cicatrizes em símbolos, curvas em tecidos e memórias em silhuetas.
Metrópoles Catwalk
A exposição estará aberta durante todos os dias do evento, em diferentes horários.
Confira abaixo a programação:
Segunda-feira (3/11):
14h – 20h | Exposições de moda, DJ durante todo o evento
Terça-feira (4/11):
10h – 20h | Exposições de moda, DJ durante todo o evento
Quarta-feira (5/11):
14h30 | Exposições, DJ durante todo o evento
Quinta-feira (6/11):
10h – 21h30 | Exposições de moda
Sexta-feira (7/11):
10h – 21h30 | Exposições de moda
Programação
O Metrópoles Catwalk acontece entre os dias 3 e 7 de novembro, no Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília. A programação propõe uma imersão no mundo fashion do Distrito Federal e de todo o país, e inclui exibições de arte, desfiles e rodas de conversa. Terá, ainda, um elenco de 70 modelos para a passarela do evento — entre elas, 40 do Distrito Federal.
Realizado pelo Instituto Inbras, em parceria com o Metrópoles e com apoio da Secretaria de Turismo e da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, o evento marca um dos primeiros grandes acontecimentos a ocupar o Teatro Nacional desde sua reabertura.
Para a programação completa, veja mais detalhes no @metropolescatwalk e aqui na coluna.
Confira na galeria abaixo mais cliques da sessão de fotos para o Metrópoles Catwalk:
7 imagens



Fechar modal.

Gabriella Santana posando para sessão do Metrópoles CatwalkBruno Aguiar/Especial para o Metrópoles
O evento é aberto ao públicoBruno Aguiar/Especial para o Metrópoles
O evento promove uma verdadeira experiência imersiva que expande os horizontes da moda brasileiraHugo Barreto/Metrópoles
Metrópoles CatwalkBruno Aguiar/Especial para o Metrópoles
Metrópoles CatwalkBruno Aguiar/Especial para o Metrópoles
Metrópoles CatwalkBruno Aguiar/Especial para o Metrópoles
Evento acontece entre os diasHugo Barreto/Metrópoles
What's Your Reaction?