EUA se pronunciam sobre chance de cadeia para Bolsonaro após sanções
Diplomata Christopher Landau chamou julgamento de Bolsonaro de farsa política e prometeu novas sanções em breve

O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, voltou a classificar a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo STF como uma “caça às bruxas”. O assessor do presidente norte-americano, Donald Trump, também disse que o julgamento parece ter sido uma “farsa política”.
Landau (imagem em destaque) reagiu, nas redes sociais, a uma reportagem sobre a possibilidade de novas sanções contra autoridades brasileiras deixarem Bolsonaro mais próximo de ter que cumprir a pena no Presídio da Papuda e não em casa, como deve requerer sua defesa.
“Se esta reportagem estiver correta, apenas confirma que todo o processo ‘judicial’ em curso no Brasil é uma farsa política. Aqueles que alegam estar seguindo o Estado de Direito não podem aumentar a punição de um réu criminal à luz da resposta de terceiros à sua decisão. Como Donald Trump e Marco Rubio enfatizaram, os Estados Unidos responderão adequadamente a essa caça às bruxas política e não serão dissuadidos por ameaças judiciais”, disse Landau, em uma publicação nas redes sociais que foi traduzida nesta quinta-feira (18/9) pela embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
Leia também
-
Televisão
Vídeo: a fala de Jimmy Kimmel sobre Trump que o fez perder programa
-
Mundo
Trump revela decepção com Putin: “Matando e perdendo muitas pessoas”
-
Mundo
Trump: Kimmel foi demitido por baixa audiência e não ter talento
-
Paulo Cappelli
Conselheiro de Trump reage ao avanço do projeto de anistia
Declarações do tipo, em tom de ameaça ao governo brasileiro, vêm sendo feitas desde a última semana por diversos políticos ligados ao presidente Donald Trump.
A pressão política dos EUA subiu após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a 27 anos de prisão, por envolvimento na trama golpista.
Apesar das ameaças, porém, os EUA ainda não realizaram nenhuma retaliação contra o Brasil. Há expectativa de que isso possa acontecer nos próximos dias, já que a informação foi antecipada pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, na última segunda-feira (15/9).
Em sua declaração, Rubio ainda enfatizou: “Temos esses juízes ativistas — um, em particular — que não só perseguiram Bolsonaro, como também tentaram realizar reivindicações extraterritoriais contra cidadãos americanos ou contra alguém que postasse online de dentro dos Estados Unidos, e até ameaçaram ir ainda mais longe nesse sentido. Portanto, haverá uma resposta dos EUA a isso”.
What's Your Reaction?






