Governo estuda uso do patrimônio da União para financiar ferrovias
Expectativa do governo Lula é ampliar o transporte de pessoas por meio de ferrovias que cortam o Brasil

O ministro dos Transportes, Renan Filho, reuniu-se nesta quarta-feira (20/8) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discutir o uso do patrimônio da União para financiar a construção de ferrovias. Segundo o ministro, a intenção é ampliar o número de linhas para o transporte de pessoas nas estruturas férreas.
Também participaram do encontro os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos).
“Nós temos seis projetos no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]. Nós estamos discutindo o uso do patrimônio da União como receita acessória para ferrovias, porque ferrovias não conseguem, somente com a passagem que o cidadão paga, custear o investimento. Então precisa de uma decisão de utilizar receitas acessórias, que podem usar o patrimônio público da União”, disse Renan Filho.
Leia também
-
Mundo
Lula defende apoio chinês em rodovias e ferrovias da América Latina
-
Distrito Federal
Trem de Santa Maria ao ES: veja como está andamento do ousado projeto
-
Claudia Meireles
Conheça 5 viagens de trem que estão entre as mais luxuosas do mundo
O ministro destacou que o presidente Lula gostou da ideia, no entanto, pediu para que o Ministério dos Transportes trabalhasse mais na proposta, antes do fechamento do texto. “Ele gostou, mas pediu para que a gente evoluísse um pouco mais o estudo para mostrar para ele.”
O encontro aconteceu no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.
Em maio, o ministro Renan Filho se encontrou com representantes da National Railway Administration (NRA), para a implementação de uma infraestrutura ferroviária no Brasil. O encontro teve como tema central os projetos das ferrovias Integração Centro-Oeste (Fico) e de Integração Leste-Oeste (Fiol).
É estudado ainda um corredor bioceânico, para ligar Ilhéus, município da Bahia, ao porto de Chancay, no Peru, conectando os oceanos Atlântico e Pacífico. Essa ferrovia tem como objetivo diminuir o trajeto de exportação para países asiáticos, como a China.
What's Your Reaction?






