GSI compra 23 blindados para a segurança de Lula após panes nos atuais

Aquisição feita pelo GSI busca renovar frota de veículos usados na segurança de Lula, cuja blindagem já perdeu a garantia

Dezembro 11, 2025 - 14:00
 0  1
GSI compra 23 blindados para a segurança de Lula após panes nos atuais

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República vai comprar 23 veículos blindados para renovação da frota usada por Lula, pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, familiares e por chefes de Estado de outros países quando visitarem o Brasil.

A aquisição, no valor de R$ 5,4 milhões, envolve modelos sedã, SUV, vans e minivans que atuam no comboio presidencial e no deslocamento das equipes de segurança. GSI compra 23 blindados para a segurança de Lula após panes nos atuais - destaque galeria3 imagensSegurança de Lula conta com veículos sedã e SUV blindadosGSI vai reforçar segurança de Lula com novos blindadosFechar modal.MetrópolesSegurança de Lula conta com veículos sedã e SUV blindados1 de 3

Segurança de Lula conta com veículos sedã e SUV blindadosAgência BrasilSegurança de Lula conta com veículos sedã e SUV blindados2 de 3

Segurança de Lula conta com veículos sedã e SUV blindadosBreno Esaki/MetrópolesGSI vai reforçar segurança de Lula com novos blindados3 de 3

GSI vai reforçar segurança de Lula com novos blindadosVINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

De acordo com o GSI, a frota atual sofre com panes frequentes devido ao desgaste dos veículos, alguns com mais de 10 anos de uso, e a dificuldade na manutenção. “Constata-se que os veículos atualmente em uso vêm sofrendo desgaste acentuado em virtude do uso contínuo ao longo dos últimos anos, apresentando níveis crescentes de indisponibilidade e elevação expressiva nos custos de manutenção preventiva e corretiva”, aponta o estudo técnico elaborado para a contratação.

“Cabe destacar que a idade média dos veículos supera o limite técnico recomendado, com significativa parte da frota ultrapassando dez anos de uso. Existem ainda unidades que se encontram em total inatividade há mais de dois anos, em decorrência de problemas mecânicos irreversíveis ou cujos reparos não são economicamente viáveis. Tal situação compromete diretamente a capacidade operacional do Departamento, afetando a continuidade e a eficiência das atividades institucionais”, afirma o documento.

Leia também

O GSI observa ainda que, além do funcionamento prejudicado pelo desgaste, os veículos perderam sua garantia com relação à blindagem, que é de 7 anos, afetando sua confiabilidade.

“A proteção balística possui data de validade, na qual o fabricante assegura a eficiência da blindagem. Todos os veículos já não contemplam essa garantia da eficácia por parte da proteção blindada que foi incorporada aos veículos. A garantia da proteção balística conferida pelo fabricante, é de 7 (sete) anos para a parte opaca e vidros, possuindo garantia de 5 (cinco) anos contra delaminação, a contar da data do recebimento”, diz o estudo.

“Em razão do desgaste natural dos veículos, as panes têm sido frequentes, ocasionando, muitas vezes, a indisponibilidade dos meios de transporte, o que implica em reparações e manutenções, comprometendo sensivelmente a utilização da cápsula de segurança. Nesse sentido, cabe destacar que a confiabilidade resta prejudicada em função da incerteza quanto ao desempenho do equipamento, comprometendo a segurança e a integridade física das autoridades, dos agentes e de terceiros”, sustenta o GSI.

Frota atual

Atualmente, a frota destinada à chamada cápsula de segurança é formada por 36 veículos, sendo 26 blindados. Desses veículos, 15 ficam à disposição dos escritórios de representação nas cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP) e Aracaju (SE). A cápsula presidencial, carros idênticos que formam o comboio de deslocamento de Lula, conta com 19 Ford Fusion fabricados entre 2018 e 2019.

A partir da nova aquisição, os modelos da cápsula presidencial serão SUV, devido ao maior espaço interno para transporte de armamentos e material, capacidade de trafegar em terrenos irregulares e maior facilidade de acesso por se tratar de veículos mais altos.

Maletas balísticas

Na semana passada, o GSI iniciou a compra de um novo equipamento para proteger Lula de atentados. A compra, no valor máximo de R$ 989,2 mil, é referente a 36 maletas balísticas que serão usadas pelos agentes que fazem a segurança de Lula em viagens de escalões avançados e comboios oficiais.

Na justificativa para a aquisição, o GSI citou a proximidade das disputa eleitoral de 2026, quando Lula tentará a reeleição.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente