Homem liga para ramal de hospital em SP e aplica golpe em paciente

Golpista se passou por funcionário do hospital e pediu R$ 2.800 para realização de suposto exame, que identificaria tipo raro de câncer

May 12, 2025 - 07:00
 0  0
Homem liga para ramal de hospital em SP e aplica golpe em paciente

São Paulo — Os pais de um adolescente de 13 anos, internado no Hospital Alvorada, em Moema, na zona sul de São Paulo, quase sofreram um golpe de um homem que se passou por membro da administração da unidade hospitalar. O caso ocorreu no dia 29 de abril.

O golpista usou o PABX (troca automática de ramais privados) para entrar em contato com o quarto onde o menino estava internado. O pai, que estava acompanhando o filho, atendeu a ligação.

Na conversa, o suspeito disse ser da administração do hospital e pediu para confirmar dados referentes ao paciente, como nome e telefone do responsável. O pai deu os dados da esposa e mãe do adolescente.

Rapidamente, o golpista ligou para a mãe do menino, que estava em casa. Ele disse à mulher que o hemograma realizado pelo garoto apresentou grandes alterações, e que por isso seria necessário realizar um exame de urgência.

“Ele me ligou com uma história falando que não falou com o pai ali, que preferiu me ligar, porque eles tinham descoberto no exame de sangue do meu filho uma questão alarmante, que ele tinha uma doença gravíssima, e falou dos leucócitos e não sei o que, e realmente meu filho fez esses exames”, disse a vítima ao Metrópoles.

Pix para identificar câncer raro

Segundo o golpista, o adolescente estava com suspeita de mieloma múltiplo, um tipo raro de câncer.

“E aí eu estava caindo lindamente, completamente desesperada, até que ele falou que eu tinha que fazer um depósito de R$ 2.800 naquela hora, para ele conseguir fazer aquele determinado exame, porque não ia dar tempo”, relatou a mulher, que foi informada ter um prazo de 10 minutos para realizar a transferência.

Foi quando o suspeito falou “sobre o depósito em dinheiro” que a mãe percebeu estar se tratando de um golpe. Ela disse, no entanto, que não deu tempo de receber os dados para depósito e, assim, descobrir mais dados sobre o golpista antes de encerrar a ligação.

“Quando ele ligou para mim, foi aterrorizante. Ele usa o vocabulário médico. É uma pessoa que pelo menos buscou sobre a doença, então tudo o que ele falava fazia bastante sentido”, disse, indignada com a situação.

O garoto, que estava internado para tratar um problema simples de saúde, recebeu alta e se recupera bem.


Hospitais de São Paulo alertam sobre golpes

  • Antes da ligação criminosa, os pais do menino já tinham sido alertados pela equipe do hospital sobre a possibilidade de uma tentativa de golpe ocorrer.
  • Isso porque a prática seria comum em unidades de saúde de São Paulo, conforme ressaltou a mãe do menino.
  • Além do aviso dos enfermeiros e funcionários do Alvorada, a unidade possui cartazes dispostos pelos corredores alertando sobre o golpe.
  • Avisos semelhantes podem ser encontrados em outros hospitais da capital paulista, como o Hospital Santa Catarina – Paulista, no bairro Bela Vista.

O que diz o Hospital Alvorada

Em nota, o Hospital Alvorada Moema informou que orienta continuamente os pacientes e familiares sobre os cuidados necessários para evitar golpes praticados por criminosos em diversas unidades hospitalares de todo o país.

“Materiais visuais com alertas são disponibilizados nas dependências do hospital, além de indicar que não realizamos cobranças por telefone ou via aplicativos como o WhatsApp. A equipe multiprofissional da instituição também está preparada para esclarecer dúvidas e acolher prontamente qualquer relato de abordagem suspeita”, disse a instituição.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente