Hortência ensina como alcançar uma mente campeã
No Metrópoles Talks no Rio de Janeiro, a Rainha do Basquete emociona o público com histórias de disciplina e superação da vitoriosa carreira
A maior jogadora da história do basquete brasileiro, Hortência Marcari, lotou o teatro da Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, nessa terça-feira (25/11), durante mais uma edição do Metrópoles Talks no Rio de Janeiro. A Rainha do Basquete revisitou a trajetória, destacou valores que a acompanharam por toda a carreira e mostrou como o esporte pode ensinar estratégias para a vida pessoal e profissional.
Logo no início da palestra “Hortência: Lições de uma Vida”, a atleta relembrou como descobriu o basquete – ainda adolescente – durante as aulas de educação física na escola. Depois de experiências no handebol, atletismo e futsal, ela encontrou a verdadeira paixão aos 14 anos. Dois anos depois, já era titular da Seleção Brasileira. “Eu me encontrei no basquete.”
Disciplina, intensidade e inconformismo
Hortência contou que construiu a carreira com obsessão pela preparação. A rotina incluía, por duas décadas, mil arremessos a cada treino, todos dentro da cesta. “As dores que senti no ombro me fazem lembrar aquilo que eu fui e eu me orgulho disso”, afirmou.
Para ela, disciplina e intensidade caminham juntas. A campeã mundial reforçou o conselho que ouviu de um técnico da NBA e que nunca esqueceu: “Se você está cansada, diminua o tempo de treino. Mas, jamais diminua a intensidade. Você tem que treinar do jeito que você joga”.
A atleta também abordou sobre como o inconformismo sempre ditou o ritmo de evolução. “Eu nunca estou conformada com meu resultado. Se faço 20 pontos, vou trabalhar pra fazer mais 30”, contou, lembrando que, em 1987, marcou 124 pontos em apenas 30 minutos de jogo.
Segundo Hortência, viver o momento com intensidade é parte fundamental da mentalidade campeã: “Quando os progressos se tornam lentos é porque houve uma baixa na intensidade da busca”.
Preparação e atitude no centro das conquistas
Para o público, ela destacou que talento sem atitude não sustenta resultados. “Eu não apenas treinava, eu me preparava para o acerto”, ressaltou, reforçando que preparação adequada é o que separa bons profissionais de grandes líderes.
A ex-jogadora lembrou ainda que as escolhas profissionais ganham força quando alinhadas à paixão: “Quando você ama o que faz, você cria, se transforma. Muitas vezes eu fazia jogadas que nem sabia explicar… eu só fazia”.
E deixou um conselho que costuma compartilhar com as crianças que a procuram nas quadras. “Vá se divertir. O talento aparece quando você está feliz fazendo o que ama.”
Liderança e trabalho em equipe
Hortência reforçou que nunca esteve sozinha nas conquistas e que, mesmo nos dias ruins, buscava algum jeito de ajudar o time. “Às vezes, eu não era a protagonista do jogo, mas estava ali para marcar melhor, pegar rebote, ajudar de outra forma. Nem sempre é o seu dia, e tudo bem. O importante é não abandonar o jogo.”
Para ela, a força do grupo é determinante dentro e fora do esporte. “No esporte ou na vida, ninguém vence sozinho. A força do grupo é determinante.”
E completou com a visão sobre liderança: “Líder não é quem enfia o dedo na cara do outro. É quem dá o exemplo”.
No fim da palestra, Hortência agradeceu o público e celebrou a troca proporcionada pelo Metrópoles Talks. “É inspirador ver tantas pessoas engajadas, trocando experiências e refletindo sobre superação, disciplina e trabalho em equipe.”
A noite terminou com sorteio de bolas de basquete e uma camisa autografada da Seleção Brasileira. Com quase 30 anos dedicados a palestras corporativas, a medalhista olímpica segue transformando a trajetória em fonte de motivação.
Metrópoles Talks
O Metrópoles Talks é o braço de palestras do maior portal de notícias do Brasil, um espaço no qual mentes brilhantes compartilham ideias, experiências e visões capazes de inspirar e provocar reflexões profundas.
Desde a criação, o projeto tem reunido personalidades de diferentes áreas, proporcionando encontros que unem conhecimento, trajetória e diálogo com o público.
No Rio de Janeiro, a série de eventos conta com o patrocínio do Governo do Rio de Janeiro. O antropólogo Michel Alcoforado, autor do best-seller “Coisa de Rico”, foi o convidado, na segunda-feira (24/11), para falar sobre o modo de vida, os hábitos de consumo e as inseguranças dos super-ricos no Brasil.
O Metrópoles Talks volta a ocupar a Casa de Cultura Laura Alvim hoje, 26 de novembro, com a autora Glória Perez. Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis na bilheteria na hora do evento.
Talk com Glória Perez: Histórias de Novela
Quando: quarta-feira, 26 de novembro Horário: 19h30 Local: Casa de Cultura Laura Alvim (Av. Vieira Souto, 176, Ipanema)
What's Your Reaction?