Integrantes do Brics, Brasil e Rússia assinam acordos bilaterais
Chanceleres de ambos os países abordaram o fortalecimento de cooperação dentro do grupo Brics, além da agenda internacional

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se encontrou com o chanceler da Rússia Sergey Lavrov, à margem da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A reunião aconteceu na última sexta-feira (26/9) e os diplomatas assinaram o Plano de Consultas Políticas Bilaterais de 2026 a 2029, além de discutiram questões que travam a guerra na Ucrânia.
A Rússia está entre os 13 maiores parceiros comerciais do Brasil e o acordo reforça a cooperação bilateral das nações no que diz respeito a política, economia, comércio, ciência, tecnologia e cultura. Segundo o Itamaraty, a comercialização é concentrada no agronegócio, com o Brasil exportando soja, carnes, amendoim, café e açúcar aos russos, recebendo em troca fertilizantes.
Os diplomatas também abordaram o fortalecimento de cooperação dentro do grupo Brics, além da agenda internacional que os ministros tinham. Assim como o Itamaraty, o Ministério de Relações Exteriores da Rússia emitiu um comunicado sobre a reunião.
Leia também
-
Mundo
Lula e Zelensky selam a paz entre eles após reunião na ONU
-
Mundo
Zelensky agradece a Lula por “posicionamento claro” pelo cessar-fogo
-
Mundo
Após reencontro, Zelensky convida Lula para visitar a Ucrânia
-
Mundo
“Lula me disse que fará seu melhor por paz na Ucrânia”, conta Zelensky
“As partes discutiram questões relevantes relacionadas ao aprofundamento da parceria estratégica russo-brasileira e à implementação do cronograma de contatos bilaterais em diversos níveis. Na agenda internacional, os ministros discutiram formas de fortalecer a cooperação em fóruns multilaterais, principalmente na ONU, no Brics, presidido pelo Brasil este ano, e no G20”, afirmou o ministério russo.
Quanto à guerra entre Rússia e Ucrânia, o Brasil mantém a imparcialidade, buscando ouvir os dois lados. Na semana passada, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com o líder ucraniano Volodymyr Zelensky após meses de desentendimentos, uma vez que Zelensky criticava declarações de Lula, vistas como favoráveis a Vladimir Putin.
5 imagens
Fechar modal.
1 de 5
Lavrov e mauro vieira assinam acordo2 de 5
Chanceler russo Sergey Lavrov e Mauro VieiraDivulgação/Itamaraty3 de 5
os presidentes Lula e ZelenskyDivulgação/Presidência da Ucrânia4 de 5
Lula e Zelensky em 2024Ricardo Stuckert/PR5 de 5
Lula e PutinRicardo Stuckert/Presidência da República
What's Your Reaction?






