João Gilberto: a influência que levou Caetano Veloso para a música
Quando escutou a bossa nova de João Gilberto pela 1ª vez, Caetano Veloso decidiu se dedicar ao lado musical e, em 11/12, o traz ao DF

Um dos artistas brasileiros mais influentes desde a década de 60 e considerado internacionalmente um dos melhores compositores do século 20, Caetano Veloso quase não seguiu pela música. Foi graças a João Gilberto, o pai da Bossa Nova, que tudo mudou e, em 11 de dezembro, os brasilienses terão a oportunidade de ver de perto o cantor no Festival Estilo Brasil.
Em 7 de agosto de 1942, em Santo Amaro (BA), nasceu Caetano Emanuel Vianna Telles Veloso, o quinto dos sete filhos de José Telles Veloso, o “Seu Zezinho”, e de Claudionor Viana Telles Veloso, a “Dona Canô”.
Leia também
-
Metrópoles Music
Entre o samba e a semba: a travessia sonora de Martinho da Vila
-
Metrópoles Music
Novo fôlego de Fagner em Brasília: entre a bossa, o forró e o futuro
-
Metrópoles Music
O rock progressivo dos anos 70 pulsa no Estilo Brasil com Sérgio Hinds
Aos 16 anos, ao ouvir na rádio a canção “Chega de Saudade” na voz de Marisa Gata Mansa e, depois, ao conhecer o disco homônimo de João Gilberto, o artista desistiu dos planos de trabalhar com cinema e resolveu se dedicar à música.
Sob a influência de João Gilberto, Caetano começou a carreira interpretando grandes nomes da Bossa Nova. Acrescentando uma melodia pop na direção do ativismo político e da conscientização social, o músico foi um dos fundadores da MPB.
“A música não seria música sem a teimosia de João. Ele foi uma iluminação mística. Nenhum aspecto do mundo que ele sempre tocou tão rente pode ameaçar a grandeza da verdade de sua arte. E isso era sua pessoa. É sua pessoa, em todos os sons gravados em matéria ou na minha memória”, declarou na época do falecimento de João Gilberto, em 2019, aos 88 anos.
O Festival Estilo Brasil tem o oferecimento do Banco do Brasil Estilo e patrocínio dos cartões BB Visa, Banco do Brasil e Governo Federal. A realização é do Metrópoles, com produção da Oh! Artes.
Programação:
Fagner 24 de outubro
Lô Borges, Beto Guedes e Sérgio Hinds Turnê: Esquinas & Canções 25 de outubro
Martinho da Vila 31 de outubro
Tim Bernardes 8 de novembro
Paralamas do Sucesso & Dado Villa Lobos Turnê: Celebrando 40 anos de Clássicos 21 de novembro
Caetano Veloso 11 de dezembro
Festival Estilo Brasil
Local: Ulysses Centro de Convenções Ingressos: Bilheteria Digital
What's Your Reaction?






