LAÍRE ROSADO – Dom Arcoverde, Um Índio na Hierarquia da Igreja – 1ªarte
A proximidade do Conclave para escolha do sucessor do Papa Francisco estimulou minha curiosidade sobre informações relacionadas ao encontro. Foi assim que encontrei um registro interessante, informando que o primeiro cardeal brasileiro e da América Latina, Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti (1850 – 1930) era descendente de índios Tabajaras. Jerônimo de Albuquerque (1510-1584) foi […]



A proximidade do Conclave para escolha do sucessor do Papa Francisco estimulou minha curiosidade sobre informações relacionadas ao encontro. Foi assim que encontrei um registro interessante, informando que o primeiro cardeal brasileiro e da América Latina, Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti (1850 – 1930) era descendente de índios Tabajaras.
Jerônimo de Albuquerque (1510-1584) foi o primeiro membro da família a se instalar no Brasil. Era cunhado de Duarte Coelho, donatário da Capitania de Pernambuco e casado com Dona Brites de Albuquerque, irmã de Jerônimo.
Em um conflito com os índios Tabajara, Jerônimo foi feito prisioneiro, nas proximidades de Olinda. Aprisionado, juntamente com os prisioneiros, ficou sob a guarda das virgens da tribo enquanto esperava o momento em que seriam sacrificados.
Para sua sorte, a filha do cacique Arco Verde, Muira Ubi, apaixonou-se por ele e intercedeu ao cacique pela sua liberdade e a dos demais prisioneiros. Para a união com Jerônimo, Muira Ubi foi batizada, recebendo o nome de Maria do Espírito Santo Arco Verde.
Da união de Maria com Jerônimo nasceram oito filhos, entre eles Jerônimo de Albuquerque Maranhão, que expulsou os franceses do Maranhão e Catarina de Albuquerque, que se casou com o fidalgo florentino Filippo Cavalcanti. Da Linhagem de Filippo e Catarina descende Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, futuro cardeal, o primeiro do Brasil e da América Latina.
O futuro Cardeal Arcoverde Arcoverde nasceu na cidade de Cimbres, hoje Pesqueira, no interior de Pernambuco e era descendente de uma índia tabajara, a filha do cacique Arcoverde.
Aos 13 anos, entrou para o Seminário Menor de Cajazeiras, na Paraíba. Aos 16 anos, em 1866, cursou Ciências e Letras, Filosofia e Teologia, em Roma, onde concluiu seus estudos. Foi ordenado sacerdote a 4 de abril de 1874, na Arquibasílica de São João Latrão, em Roma. Permaneceu estudando em Paris, regressando ao Brasil, em 1876, onde celebrou sua primeira missa no país, em Pesqueira, sua cidade natal.
No dia 26 de junho de 1890, aos 40 anos, foi indicado bispo de Goiás, o que foi confirmado pelo Papa Leão XIII. A 24 de agosto de 1897, é elevado, pelo Papa Leão XIII, a arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, tomando posse a 31 de agosto de 1897. Finalmente, no Consistório do dia 11 de dezembro de 1905, foi nomeado Cardeal-presbítero pelo Papa São Pio X, tornando-se o primeiro cardeal do Brasil e da América Latina.
Como cardeal, Joaquim Arcoverde de Albuquerque (1850-1930) foi o primeiro brasileiro a participar de um conclave no Vaticano.
What's Your Reaction?






