Maior evento de inovação do Brasil vai chegar a São Paulo
São Paulo Innovation Week desembarca na capital paulista em maio de 2026, liderado pelos mesmos organizadores do Rio Innovation Week

O maior evento global de tecnologia e inovação prepara a chegada a São Paulo. Em maio de 2026, a capital paulista também terá uma semana de inovação para chamar de sua: o São Paulo Innovation Week, com pelo menos 24 conferências, palestrantes de renome internacional e espaços para troca de conhecimento e realização de negócios.
Na capital econômica da América Latina, o evento reunirá alguns dos principais nomes da inovação no Brasil e no mundo e promete uma semana de conexões e oportunidades. A expectativa é atrair 30 mil visitantes por dia.
Os palcos principais estarão no Mercado Livre Arena Pacaembu e na FAAP, cenários icônicos, modernos e de fácil acesso no coração da cidade. Haverá eventos paralelos também em aparelhos culturais na periferia da cidade ainda a serem definidos.
“A expansão para São Paulo é um caminho natural depois de cinco edições muito bem sucedidas no Rio de Janeiro. O São Paulo Innovation Week vai permitir aprofundar temas como Finanças, Agronegócio, Indústria e Empreendedorismo, que fazem parte do DNA da cidade e do estado. Haverá trilhas específicas e conteúdos voltados especialmente para o público de São Paulo”, aponta o cofundador e diretor-geral do evento, Jerônimo Vargas.
A iniciativa para a realização da semana de inovação em São Paulo foi lançada na sexta-feira, 15 de agosto, durante o último dia da quinta edição do Rio Innovation Week (RIW). O próximo passo rumo ao evento será um roadshow para potenciais parceiros e patrocinadores. A conferência na capital paulista será uma parceria que une a experiência acumulada pelos realizadores do evento carioca e o conhecimento que o Estadão tem do público e do mercado de São Paulo.
“A iniciativa pelo São Paulo Innovation Week marca uma entrada mais firme do Estadão no segmento de eventos. Em especial, de eventos que geram conhecimento e informação, valores associados ao nosso propósito. O público que participa de um evento como este tem acesso em primeira mão a ideias e tendências que impactam o mercado e a sociedade”, declara o CEO do Estadão, Erick Brêtas.
A programação será construída a partir das principais trilhas da economia e prevê a participação de mais de 1.500 palestrantes, 1 mil startups, 150 expositores e 24 conferências, em uma área de 50 mil m². Assim como na edição carioca, a integração com a cidade deve ser um fator de sucesso para o evento.
Por isso, a escolha de uma sede no coração de São Paulo, a Mercado Livre Arena Pacaembu. Além disso, assim como no RIW, haverá apresentações musicais encerrando a programação.
“Receber o SP Innovation Week, em parceria com o Estadão, será um grande prazer. A inovação sempre esteve no centro da nossa estratégia de ressignificar um equipamento urbano de tamanha relevância histórica, esportiva e cultural. A Mercado Livre Arena Pacaembu tem como diretriz fundamental olhar para o futuro respeitando o legado do passado. Dentro dessa visão, faz todo o sentido receber eventos transformadores, capazes de gerar impactos positivos e duradouros na economia e indústria criativas. Estamos entusiasmados para sediar este grande festival e confiantes de que ele será um sucesso”, explica Eduardo Barella, CEO da Mercado Livre Arena Pacaembu.
A poucos metros dali, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) também receberá palcos e instalações da nova semana de inovação. “A FAAP se atualiza e inova constantemente há 78 anos, portanto, participar do São Paulo Innovation Week só reforça a missão da FAAP de acompanhar, formar e conectar a comunidade acadêmica às principais tendências globais de inovação. É uma oportunidade de integrar arte, cultura e tecnologia em diálogo com as soluções do futuro. Nossa presença significa promover ainda mais uma ponte entre a academia, o setor criativo e o mercado de inovação”, ressalta o CEO da FAAP, Luis Sobral.
O São Paulo Innovation Week também deverá se conectar com diferentes regiões da cidade por meio de side events. Estão previstos painéis com jovens empreendedores locais e encontros com protagonistas da transformação digital e cultural em painéis gratuitos na periferia da cidade.
Da esquerda para direira: Fábio Queiróz, Erick Brêtas, Eduardo Barella e Jerônimo Vargas
A expansão para São Paulo reforça o Brasil como um ponto de encontro relevante para eventos de inovação e tecnologia, mas o evento do Rio seguirá a trilha de sucesso. “O Rio continuará sendo a nossa casa, pois é onde a nossa história começou. Ter o evento nas duas maiores metrópoles do país vai potencializar oportunidades de negócios e conexões entre os participantes de ambas as cidades”, reforça Fábio Queiróz, cofundador do RIW.
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