Maranhão amplia políticas sociais e registra avanços em educação, emprego e combate à fome

Governador Carlos Brandão destaca que os números refletem o compromisso da gestão em promover avanços sociais e econômicos

Agosto 22, 2025 - 21:30
 0  0
Maranhão amplia políticas sociais e registra avanços em educação, emprego e combate à fome

O governo do Maranhão, em parceria com o governo federal, anunciou uma série de resultados positivos em políticas públicas que vão da educação ao combate à fome, passando pelo sistema prisional e pelo mercado de trabalho.

Refeição completa para estudantes da rede estadual

Até então, os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), enviados pelo governo federal, precisavam de complementação estadual para garantir a qualidade da merenda escolar. Após estudos técnicos, a gestão estadual implementou o programa Educação de Verdade, com o eixo “Refeição de Verdade para Mentes Brilhantes”.

Com a iniciativa, todos os estudantes da rede estadual terão direito não apenas a um lanche reforçado, mas também a uma refeição completa — almoço ou jantar — diariamente.

Redução da extrema pobreza

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mais de 1 milhão de pessoas saíram da extrema pobreza no Maranhão nos últimos dois anos.

Para enfrentar o desafio das cerca de 95 mil famílias que ainda vivem nessa condição, foi criado o programa Maranhão Livre da Fome.

A política garante um cartão de R$ 200 mensais, exclusivo para compra de alimentos, além de um adicional de R$ 50 por criança de até 6 anos. O benefício não pode ser utilizado em jogos de apostas.

Trabalho no sistema prisional

Outro dado divulgado pela gestão estadual mostra que 80% da população carcerária maranhense já exerce alguma atividade laboral, índice bem acima da meta nacional estabelecida pelo Plano Pena Justa, que prevê 50% até 2027.

Presença federal no estado

Nos últimos dois anos, mais de 80% dos ministros já cumpriram agendas oficiais no Maranhão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também esteve no estado em quatro ocasiões, anunciando investimentos e novos programas.

Emprego em alta

No campo econômico, o Maranhão apresentou crescimento expressivo. Segundo dados do Novo Caged, em junho o estado registrou o maior crescimento relativo de empregos formais do Nordeste (+0,93%), ficando em terceiro lugar no ranking nacional.

Além disso, o Maranhão alcançou a menor taxa de desocupação para um segundo trimestre desde 2012, de acordo com o IBGE.

O governador Carlos Brandão (PSB) destacou que os números refletem o compromisso da gestão em promover avanços sociais e econômicos. “São estatísticas que comprovam o trabalho sério que estamos desenvolvendo, sempre com foco em melhorar a vida da população maranhense”, afirmou.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente