Martinho da Vila dá aula de samba e pagode no Festival Estilo Brasil
Martinho da Vila desvenda as rodas de quintal que, na Zona Norte do Rio, deram origem ao pagode na década de 1970

Martinho da Vila, nome fundamental do samba, participou e testemunhou o surgimento do pagode, um estilo que nasceu na década de 1970 e que ele descreve como um “filho ilustre do samba”.
Em um vídeo para a série “Histórias para Morar”, o sambista relembrou a importância dos grandes quintais das casas do subúrbio carioca, especialmente na Zona Norte, como berços culturais.
O músico afirma que essas casas tinham algo em comum: um quintal grande e festivo, que ajudou a transformar não apenas a vida dos participantes, mas também a cultura de um país inteiro.
Martinho da Vila, embora tenha nascido em Duas Barras, considera que a “carioquice” vem quase de berço, já que ele vive no Rio de Janeiro desde os 4 anos.
Martinho recorda que foi de “quintal em quintal que o pagode nasceu e ganhou o Brasil”. Ele agradece a figuras como Dona Doca, Seu Zé da Light e Maria, mulher do Bastião, por abrirem as portas das casas, permitindo que a movimentação e as rodas de batuque, regadas a cerveja, se estabelecessem.
O ambiente desses encontros era tão contagiante que, se chegasse alguém mais sério ou compenetrado, logo entrava no clima e curtia com os demais.
Leia também
-
Metrópoles Music
Martinho da Vila leva o samba de raiz ao Festival Estilo Brasil
-
Metrópoles Music
Encontro histórico: Lô Borges, Beto Guedes e Sérgio Hinds agitam o Festival Estilo Brasil
-
Metrópoles Music
Fagner leva ao Estilo Brasil a referência musical setentista do Ceará
-
Metrópoles Music
Tim Bernardes em Brasília: pré-venda para clientes BB começa hoje
Essa nova geração de sambistas revelou nomes de peso para a música brasileira, como Arlindo Cruz, Jorge Aragão e Zeca Pagodinho.
A revolução musical que deu origem ao pagode veio com importantes inovações nos instrumentos, introduzidas pelo grupo Fundo de Quintal. Entre as mudanças estavam a introdução do tantã, criado por Sereno para substituir o surdo de marcação, e o repique de mão, adaptado por Ubirany.
Essas inovações trouxeram novas harmonias e ritmos percussivos ao samba.
Martinho da Vila, o bamba do gênero, apresentará em Brasília, no dia 31 de outubro, a alegria genuína que permeou o nascimento do pagode, no festival Estilo Brasil.
O evento tem o oferecimento do Banco do Brasil Estilo, patrocínio dos cartões BB Visa, Banco do Brasil e Governo Federal. A realização é do Metrópoles, com produção da Oh! Artes.
Programação:
Fagner 24 de outubro
Lô Borges, Beto Guedes e Sérgio Hinds Turnê: Esquinas & Canções 25 de outubro
Martinho da Vila 31 de outubro
Tim Bernardes 8 de novembro
Paralamas do Sucesso & Dado Villa Lobos Turnê: Celebrando 40 anos de Clássicos 21 de novembro
Festival Estilo Brasil
Local: Ulysses Centro de Convenções Ingressos: Bilheteria Digital
What's Your Reaction?






