Médica indica 4 frutas poderosas para proteger o pulmão; veja
A coluna conversou com a médica Andréa Alvarenga para descobrir como as frutas podem auxiliar na proteção e fortalecimento dos pulmões

Quando surgem os primeiros sinais de gripe ou aquela sensação de “peso no peito”, muita gente pensa logo em fortalecer a imunidade. No entanto, segundo a médica especialista em medicina natural Andréa Alvarenga, a saúde dos pulmões começa mesmo no intestino. Para ela, escolher os alimentos certos pode fazer toda a diferença — com destaque para quatro frutas poderosas.
De acordo com a expert, a alimentação e a microbiota intestinal influenciam diretamente na saúde respiratória. O motivo? O chamado “eixo intestino-pulmão”, ou seja, a interação simultânea entre os dois órgãos.
Diante dessa conexão complexa, ela recomenda incluir alimentos estratégicos na rotina, especialmente aqueles ricos em vitamina C.
Confira a lista de frutas que auxiliam na saúde do pulmão
A acerola é o primeiro destaque da médica. Pequena e de cor avermelhada, a fruta é uma das maiores fontes naturais de vitamina C e possui efeito antioxidante, que contribui para a proteção das vias respiratórias.
O kiwi também figura entre os favoritos da especialista. Rico em vitamina C, ele ajuda a melhorar a imunidade e tem ação anti-inflamatória — ideal para quem quer reforçar o organismo contra gripes e infecções respiratórias.
As clássicas laranja e limão completam a lista, uma vez que são amplamente conhecidas por seu poder de prevenir gripes e resfriados, além de ajudar a manter a imunidade em dia.
Alimentos que também fazem a diferença
Saindo um pouco do universo das frutas, Andréa Alvarenga chama atenção para o consumo do missô — uma pasta fermentada de soja muito usada na culinária oriental. “Esse alimento é um probiótico poderoso, que fortalece a imunidade intestinal e, consequentemente, a pulmonar”, explica.
Se por um lado existem alimentos capazes de contribuir para a saúde respiratória, Andrea também adverte sobre alguns pratos que podem “destruir” a microbiota intestinal e prejudicar a funcionalidade dos pulmões.

“Alimentos ultraprocessados, açúcar em excesso, frituras e produtos com aditivos químicos, são altamente perigosos, pois contribuem para a inflamação do organismo. Bebidas geladas também devem ser evitadas durante crises respiratórias”, comenta Andrea Alvarenga.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
What's Your Reaction?






