Morre Leonardo Fróes, poeta vencedor do prêmio Jabuti, aos 84 anos
Leonardo Fróes ficou conhecido após publicar os livros Língua Franca, A Vida em Comum e Esqueci de Avisar que Estou Vivo
O poeta e tradutor Leonardo Fróes, vencedor do prêmio Jabuti de poesia em 1996, morreu aos 84 anos. A informação foi confirmada à Folha de S.Paulo pela editora 34. A causa da morte não foi divulgada.
Leonardo ficou conhecido após publicar os livros Língua Franca (1968), A Vida em Comum (1969) e Esqueci de Avisar que Estou Vivo (1973).
2 imagens
Fechar modal.

Poeta Leonardo FróesCassiano Lustosa Froés/Divulgação
Poeta Leonardo FróesWalter Craveiro/Divulgação
Ele venceu o Jabuti pelo livro Argumentos Invisíveis, reconhecido pela crítica como uma coleção de “poemas em fábula”, ambientados no campo e arrematado por reflexões morais.
Nascido em Itaperuna, no Rio de Janeiro, o poeta viveu em uma casa de classe média baixa. O pai dele trabalhava na seção administrativa de uma companhia elétrica, enquanto a mãe era dona de casa.
Leia também
-
Celebridades
Baixista do The Stone Roses, Gary “Mani” Mounfield morre aos 63 anos
-
Entretenimento
Morre André Geraissati, ícone da música instrumental, aos 74 anos
Depois que se formou na escola, decidiu fazer faculdade de artes plásticas, mas interrompeu o curso para passar uma temporada nos Estados Unidos. Após deixar as artes plásticas de lado, Leonardo Fróes decidiu trabalhar em editoras.
O autor teve amplo reconhecimento como tradutor, o que lhe valeu em 1998 o prêmio Paulo Rónai, da Fundação Biblioteca Nacional, e o prêmio de tradução da Academia Brasileira de Letras, em 2008.
What's Your Reaction?