No último dia, Senado aprova MP que amplia tarifa social de energia

Medida perderia a validade no final do dia desta quarta (17/9). Famílias que se enquadram nas regras da medida terão conta de luz gratuita

Sep 17, 2025 - 22:00
 0  1
No último dia, Senado aprova MP que amplia tarifa social de energia

O Senado aprovou, na noite desta quarta-feira (17/9), o substitutivo da Medida Provisória 1.300/2025 que amplia a tarifa social na conta de luz. O projeto foi aprovado na Câmara às pressas e sob pressão, já que a medida perderia a validade no final do dia desta quarta.

Primeiro, foi aprovado o texto-base, em um placar de 49 votos a favor e 3 contra. Depois, os senadores votaram destaques propostos pelo Partido Liberal (PL), mas todos foram rejeitados.

Pelo texto, famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e que consumam até 80 kWh por mês, terão conta de luz gratuita. Trata-se de uma das principais apostas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para alavancar a popularidade.

Leia também

Texto desidratado para facilitar tramitação

Com o prazo apertado, o texto foi sucessivamente desidratado para facilitar a tramitação. Inicialmente, a MP também propunha mudanças no setor elétrico, como o mercado aberto de energia.

Os trechos sem acordo foram retirados na Comissão de análise, no começo do mês, mas também houveram mudanças na Câmara dos Deputados, como a criação de novas modalidades de tarifas.

O projeto também dá isenção parcial para famílias que tem entre meio e um salário mínimo por pessoa e que consumam até 120 kWh por mês. Ao todo, deverão ser beneficiadas 100 milhões de pessoas, segundo dados do governo.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente