Polícia emite novos alertas para celulares com queixa de roubo em SP

As pessoas que receberem o aviso terão que comprovar a legalidade do aparelho ou devolvê-lo voluntariamente à polícia

Nov 5, 2025 - 16:30
 0  0
Polícia emite novos alertas para celulares com queixa de roubo em SP

A Polícia Civil de São Paulo emitiu, no início desta semana, mais de mil notificações para pessoas que estão em posse de celulares com queixa de roubo por todo o estado. A ação tem o objetivo de localizar aparelhos roubados ou furtados que foram ativados por terceiros. As pessoas que receberem o aviso terão que comprovar a legalidade do aparelho ou devolvê-lo voluntariamente à polícia.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), as pessoas notificadas terão três dias para comparecer à delegacia. “Caso não atendam à intimação, poderão responder por crime de receptação, dependendo da situação”, alerta a pasta.

Leia também

Os celulares foram identificados após o cruzamento de informações de boletins de ocorrência com os dados fornecidos pelas operadoras de telefonia. A ação faz parte do sistema SP Mobile, que, conforme a SSP, já recuperou mais de 11 mil celulares em 5 meses.

“O sistema está avançando e sendo constantemente aprimorado para que a Polícia Civil possa, cada vez mais, desarticular organizações criminosas voltadas à receptação de celulares”, disse o coordenador do SP Mobile, delegado Rodolfo Latif Sebba. “O objetivo é entender como o esquema criminoso funciona e o avanço do comércio irregular de celulares, além de contribuir com a queda dos índices criminais de roubos e furtos dos aparelhos”, completou.

Além das notificações, agentes também realizam buscas a partir de mandados judiciais e fiscalizações em estabelecimentos comerciais para identificar receptadores e desarticular redes criminosas de revenda de aparelhos.

Devoluções

Em outubro, 3,8 mil aparelhos roubados ou furtados já haviam sido recuperados e devolvidos aos donos no âmbito do programa. Somente em setembro, as notificações permitiram que quase 300 celulares furtados ou roubados fossem recuperados e devolvidos às vítimas, de acordo com a Secretaria da Segurança.

“Eu já tinha perdido as esperanças, nem acreditava”, disse Gabrielly Furtado, de 25 anos, uma das vítimas chamada ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) para reaver o aparelho.

Para a possibilidade de devolução, a Polícia Civil reitera a necessidade de informar no boletim de ocorrência o número de identificação do celular (Imei), que fica na etiqueta da caixa do celular ou na nota fiscal de venda.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente