Prédio no centro e academia em Moema: “gatos” de água disparam em SP

Sabesp identificou 8.063 ligações clandestinas de água na capital nos primeiros sete meses deste ano, aumento de 55,2% em relação a 2024

Sep 11, 2025 - 09:30
 0  0
Prédio no centro e academia em Moema: “gatos” de água disparam em SP

Os registros de ligações clandestinas de água, conhecidos como “gatos”, dispararam em São Paulo nos primeiros sete meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Sabesp, a prática, considerada furto, ocorre tanto na periferia quanto nos bairros centrais da capital.

Na capital, foram identificados 8.063 “gatos” de janeiro a julho deste ano, ante 5.196 registrados no mesmo período do ano passado — o aumento foi de 55,2%

Em um dos casos mais recentes, durante a Operação Gato Molhado no dia 29 de agosto, uma equipe da companhia identificou a fraude em um condomínio residencial com 76 apartamentos, localizado no bairro da Liberdade, região central de São Paulo.

Leia também

Segundo a Sabesp, a água do imóvel havia sido cortada por falta de pagamento. O edifício tinha débitos que totalizavam R$ 228.394,58. “O edifício, porém, furtava água graças a uma ligação clandestina direto na rede da Sabesp”, informou a empresa, em nota. O síndico foi levado para a delegacia, foi lavrada uma multa de R$ 78 mil e o “gato” foi desfeito.

Em outra ocorrência, registrada em março, o desvio de água era feito por uma academia em Moema, bairro nobre da zona sul da cidade. detalhes.

A Sabesp informou que o aumento de flagrantes pode ser atribuído ao reforço nos trabalhos de investigação. A empresa esclareceu que contratou profissionais para as áreas de inteligência e fiscalização e destacou mais equipes para atuar nos casos recorrentes ou de alterações de consumo. A iniciativa, disse a companhia, incluiu investimentos em tecnologia e inteligência artificial.

Flagrantes cresceram em todo o estado de SP

Os números da Sabesp apontam que o crescimento de flagrantes de “gatos” ocorreu em todo o estado. Também entre janeiro a julho deste ano, houve 18.706 irregularidades identificadas e eliminadas em todas as cidades atendidas pela empresa.

No mesmo período do ano passado, foram 12.293 flagrantes, o que corresponde a um aumento de 52,1%.

Nos primeiros sete meses, foram feitas 105.304 inspeções em instalações hidráulicas de imóveis no estado, em que foram verificadas as condições do medidor de água (hidrômetro) e da tubulação que conecta o imóvel à rede de distribuição.

A Sabesp destaca que o furto de água é crime e está previsto no artigo 155 do Código Penal. Dependendo dos meios utilizados para a prática, pode ser classificado como furto qualificado e pode levar à prisão por até 8 anos, além da possibilidade de corte da água e pagamento de multa para a empresa.

As denúncias de ligações clandestinas podem ser feitas pelos canais de atendimento da empresa: a Central de Atendimento pelo telefone 0800 055 0195 (ligação gratuita), WhatsApp 11 3388-8000 e Agência Virtual, no site https://agenciavirtual.sabesp.com.br/.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente