PT se manifesta após deputado trocar socos na rua em Curitiba: “Crime”
Por nota, a sigla prestou solidariedade a Renato Freitas e classificou o episódio como crime de violência política e racismo
O Partido dos Trabalhadores (PT) se manifestou, na note dessa quarta-feira (19/11), após a briga que envolveu o deputado estadual Renato Freitas (PT-PR). O parlamentar paranaense protagonizou uma troca de socos com outrohomem no meio da rua, em Curitiba (PR).
Por nota, a sigla prestou solidariedade a Freitas e classificou o episódio como crime de violência política e racismo.
“O deputado tem sido alvo constante do fascismo porque defende suas ideias com coragem, sustenta o projeto de igualdade no estado e se mantém fiel à defesa dos programas que melhoram a vida do povo trabalhador. O que aconteceu é inadmissível e criminoso. Manifestamos nossa total solidariedade e apoio ao companheiro Renato Freitas. Não aceitaremos que o racismo tente calar vozes que nasceram da mobilização popular e que seguem lutando para transformar o país. Racismo é crime. Violência política é crime”, diz a nota.
Leia também
-
Brasil
Vídeo: deputado do PT troca socos com homem no meio da rua em Curitiba
-
Brasil
Deputado do PT flagrado trocando socos em Curitiba se manifesta
-
Brasil
Quem é Renato Freitas, deputado do PT que trocou socos na rua
-
Paulo Cappelli
Deputado do PT apoia aumento de penas proposto por Derrite
Um vídeo que viralizou rapidamente nessa quarta mostra o deputado brigando com outro homem. Após provocações e trocas de chutes e socos, o parlamentar caiu no chão com o nariz sangrando. Ele precisou ser levado ao hospital.
Horas após o acontecimento, Freitas se manifestou para explicar a confusão. Segundo ele, ao atravessar a rua, um motorista teria jogado o carro em sua direção. “Eu só olhei, não gesticulei e não falei nada. Ele abaixou o vidro e já veio perguntando: ‘Tá olhando o quê, cara?’, e começou a me xingar”, explicou. Em seguida, os dois iniciaram uma luta corporal.
Em um vídeo divulgado por ele, o deputado ainda diz que não pretende se apresentar como vítima ou agressor, mas questionou a motivação do ataque: “Qual a razão de alguém descer do carro, no meio do nada, para partir para cima de outra pessoa?”, questionou.
Quem é Renato Freitas
Freitas se elegeu em 2022, com mais de 50 mil votos como deputado estadual pelo PT. Segundo o deputado, ele é mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFP).
No Paraná, ele é conhecido pelo trabalho voltado para políticas públicas de igualdade racial e por diversos confrontos políticos. Ele já foi acusado, inclusive, de invadir uma igreja com manifestantes em 2022.
Já chegou a ter o mandato de vereador cassado pela Câmara de Curitiba, retornando ao cargo somente após decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).
What's Your Reaction?