Putin afirma que Rússia quer restabelecer totalmente relações com EUA
Durante visita a centro nuclear em Sarov, presidente russo destacou contatos com Trump e sinalizou possível cúpula trilateral com Zelensky

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira (22/8), durante visita à cidade de Sarov, na região de Nizhny Novgorod, que a Rússia espera restabelecer totalmente suas relações com os Estados Unidos. Ele descreveu ainda seu encontro recente com Donald Trump no Alasca como “muito bom” e disse que o retorno do republicano à Casa Branca trouxe uma “luz no fim do túnel” para os vínculos bilaterais.
Segundo o líder do Kremlin, as agências governamentais de ambos os países continuam mantendo contato como seguimento da cúpula realizada no Alasca.
“A Rússia espera restabelecer totalmente as relações com os Estados Unidos“, declarou.
Putin também enfatizou a importância de preservar a soberania nacional, afirmando que, sem ela, o país deixaria de existir.
Além disso, o russo confirmou que Rússia e EUA discutem opções de cooperação e trabalho conjunto, com foco em manter canais diplomáticos abertos e efetivos.
A cidade de Sarov, conhecida como Arzamas-16 durante a era soviética, permanece fechada a estrangeiros.
Leia também
-
Mundo
Kremlin: encontro entre Trump, Putin e Zelensky requer extremo cuidado
-
Mundo
Casa Branca diz que articula reunião de Trump, Putin e Zelensky
-
Mundo
Trump liga para Putin e organiza reunião trilateral com Zelensky
-
Mundo
Cúpula de Trump, Zelensky e líderes europeus sinaliza solução à guerra
Contexto da relação Trump-Putin
A relação entre Donald Trump e Vladimir Putin é marcada por constantes altos e baixos.
Enquanto Trump se apresenta como mediador de conflitos, Putin mantém, há três anos, a guerra na Ucrânia. Durante esse período, negociações diretas se limitaram a trocas de prisioneiros, sem cessar-fogo efetivo.
O republicano chegou a ameaçar taxar em 100% produtos russos caso Moscou não aceite um cessar-fogo, aplicando tarifas pesadas sobre países que compram petróleo da Rússia, incluindo Índia e potencialmente Brasil, considerados por Trump como obstáculos à sua política internacional.
5 imagens
Fechar modal.
1 de 5
Anna Moneymaker/Getty Images2 de 5
Anna Moneymaker/Getty Images3 de 5
Putin e Trump no Alasca em agosto de 2025Andrew Harnik/Getty Images4 de 5
Putin e Trump se cumprimentamAndrew Harnik/Getty Images5 de 5
Encontro entre Trump e Putin teve várias pautasAndrew Harnik/Getty Images
“Em busca da paz”
Seis meses após o tenso encontro com Trump, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, retornou à Casa Branca em na segunda-feira (18/8). A reunião contou com líderes europeus e teve como objetivo discutir garantias de segurança para a Ucrânia e preparar terreno para uma cúpula trilateral envolvendo os três presidentes.
O Kremlin confirmou o contato, elogiando a hospitalidade e os esforços do presidente norte-americano.
Segundo a Casa Branca, o encontro bilateral entre Putin e Zelensky, intermediado por Donald Trump, pode ocorrer dentro de duas semanas.
What's Your Reaction?






