Rachadinha: fala de Nikolas na presença de Motta não teve aval do PL
Fala de Nikolas foi vista como provocação ao presidente da Câmara, alvo de denúncias. PL, no entanto, tenta retomar diálogo após motim

A cúpula do Partido Liberal (PL) rejeitou, nos bastidores, qualquer validação à fala do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que, nessa terça-feira (19/8), afirmou que a prática de rachadinha desmoraliza o Congresso. O discurso foi visto como uma provocação ao presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), alvo de denúncia por suposto recebimento de parte do salário de funcionários.
“A sua resolução, presidente, que diz respeito à punição das pessoas que fizerem obstrução por qualquer meio, eu vou ser bem sincero, a esquerda também já se utilizou dessa mesma atitude para poder ocupar esta Mesa. As medidas, senhores, zero. Sabe o que é desrespeito para mim, desrespeito a este Congresso? Rachadinha. Rachadinha faz a imagem deste Congresso ficar manchada”, disse Nikolas.
O deputado discursava sobre a possibilidade de punição dos parlamentares que fizeram um motim na Câmara, ocupando fisicamente o plenário. A cena enfraqueceu Motta, que, por mais de 30h, não conseguiu sentar-se à Mesa Diretora e retomar os trabalhos da Casa, após o recesso parlamentar.
6 imagens
Fechar modal.
1 de 6
O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG)VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto2 de 6
O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG)VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto3 de 6
Deputados bolsonaristas ocupam a CâmaraReprodução4 de 6
Nikolas acusa deputada do PT de derrubá-lo no chão. Ela afirma ter levado cotoveladaReprodução/Redes sociais5 de 6
Reprodução/X6 de 6
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Depois desse episódio, Motta defendeu um projeto que prevê suspensão cautelar por seis meses para quem agredir ou impedir fisicamente o funcionamento das atividades legislativas. A urgência do texto foi aprovada nesta terça.
Em paralelo, há uma série de representações contra os deputados amotinados. As denúncias estão na mesa do corregedor da Casa, o deputado Diego Coronel (PSD-BA), que intimou os colegas a se manifestarem sobre a confusão. Os casos, que podem levar à suspensão de 14 mandatos, ainda devem passar pelo Conselho de Ética.
Leia também
-
Brasil
Rompidos no passado, Nikolas defende Malafaia após inquérito da PF
-
Brasil
Nikolas Ferreira pede a Moraes autorização para visitar Bolsonaro
-
Brasil
Nikolas Ferreira: “Moraes está cavando sua própria cova financeira”
-
Paulo Cappelli
Deputado do PT protocola cassação de Nikolas após obstrução na Câmara
PL quer bandeira branca
O motim rachou a relação do PL com Motta. O partido ficou isolado na Casa, e sequer viu avançar a anistia aos envolvidos com o 8 de Janeiro, enquanto o projeto que retiraria alcance do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre parlamentares subiu no teto por ora.
Nesse sentido, o partido tem tentado retomar o diálogo com Motta. Segundo interlocutores, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, conversou com o presidente da Câmara na segunda-feira (18/8), tentando reconstruir a ponte e impedir que o governo Lula se aproxime demais do parlamentar.
What's Your Reaction?






