Rússia e Ucrânia podem voltar a negociações de paz nos próximos dias
De acordo com o governo da Rússia, uma nova rodada de negociações com a Ucrânia pode acontecer nos dias 24 e 25 deste mês

Uma nova rodada de negociações diretas entre Rússia e Ucrânia pode acontecer nos dias 24 e 25 de julho, em Istambul, na Turquia. A informação foi divulgada pela mídia estatal do país liderado por Vladimir Putin, nesta segunda-feira (21/7).
Negociações de paz
- Ao assumir a Casa Branca, em janeiro deste ano, Trump prometeu levar a paz para a Ucrânia.
- Os esforços diplomáticos entre Moscou e Kiev, mediados por Washington, chegaram a avançar nos primeiros meses do segundo mandato do presidente norte-americano.
- Em maio, Trump apresentou uma proposta de cessar-fogo de 30 dias entre os dois países. A Ucrânia aceitou, mas a Rússia rejeitou a proposta e sugeriu uma trégua por um período menor.
Para a agência Tass, uma fonte ligada ao Kremlin confirmou que os dois lados “estão concordando” com o encontro.
Leia também
-
Mundo
Guerra na Ucrânia: Kim Jong-un promete apoio “incondicional” à Rússia
-
Mundo
Rússia ataca Ucrânia com 400 drones; Zelensky fala em “terror russo”
-
Mundo
Papa se dispõe a receber Rússia e Ucrânia para negociar acordo de paz
-
Mundo
Rússia lança o maior ataque de drones contra a Ucrânia, diz Zelensky
No último dia 18 de julho, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu rapidez nas negociações de paz com a Rússia, enquanto a troca de ataques entre os dois países aumenta. O líder ucraniano afirmou que uma proposta de um novo encontro com os russo foi enviado pelo secretário do Conselho de Defesa e Segurança Nacional, Rustem Umerov.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
EUA e Rússia vivem impasse nuclear desde o início da guerra na UcrâniaArte Metrópoles 2 de 4
PutinReprodução/Kremlin3 de 4
Rússia e Ucrânia concordam em trégua no Mar Negro. O que significa? Arte Metrópoles 4 de 4
A sinalização positiva do Kremlin sobre um novo encontro surge em meio a ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que falou em tarifar a Rússia em 100% caso não haja um acordo de paz.
Em maio, Putin propôs a primeira rodada de negociações diretas entre os dois países desde o começo da guerra, em fevereiro de 2022. O presidente da Rússia, contudo, frustrou os planos de Zelensky e não compareceu na reunião.
Ao invés disso, o líder russo enviou uma delegação composta por autoridades do segundo escalão do Kremlin. Até o momento, divergências no texto final do possível acordo de cessar-fogo, ou de paz completa, têm sido o principal ponto que tem travado as negociações.
What's Your Reaction?






