Vice-presidente da CPMI do INSS pede prisão do presidente da Conafer

Sindicalista respondeu Duarte Jr. com ironia e levou a bate-boca com presidente do colegiado

Sep 29, 2025 - 22:00
 0  1
Vice-presidente da CPMI do INSS pede prisão do presidente da Conafer

O vice-presidente da CPMI do INSS, o deputado federal Duarte Jr. (PSB-MA), pediu a prisão em flagrante de Carlos Roberto Ferreira Lopes, presidente da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), durante o depoimento desta segunda-feira (29/9).

O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23/4 e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Durante o depoimento nesta segunda-feira, Duarte questionava o sindicalista sobre a atuação da Conafer, suspeita de fazer descontos indevidos em aposentadorias no INSS. O presidente da entidade se recusou, sob seu direito constitucional, a responder.

No entanto, depois de ter acusado Ferreira Lopes de mentir, Duarte Jr. mostrou uma reportagem em que aparece uma foto de Ferreira Lopes, usando chapeu, e questinou se o sindicalista era o que aparecia na foto. O depoente respondeu: “Se não for míope, sabe que sou eu”.

Duarte Jr. pediu a prisão em flagrante por desacato à fala do parlamentar.

“Você não está falando com qualquer um não, seu mentiroso. Não está falado com alguém da Conafer, está falando com uma autoridade. Você está preso em flagrante por desacato, você me respeite”, disse o deputado.

O presidente da comissão, Carlos Viana (Podemos-MG), não acatou o pedido. Ele repreendeu Duarte por “falas” incisivas e cortou o microfone dele.

“Não vou referendar o desacato uma vez que o senhor não atendeu os meus pedidos da forma como falava com ele. […] Vossa excelência foi alterado duas vezes […]. Com todo respeito, na minha posição, tenho que pedir aos senhor cuidados com os termos e a pré-condenação. A fala do senhor está encerrada”, disse Viana.

Duarte seguiu questionando a posição de Viana e foi alertado pela presidência de que poderia pedir que se retirasse da sessão. O senador mineiro disse que “ninguém vai fazer show em cima dessa presidência”.

“A senhoria se contenha e siga as orientações dessa presidência (…) ninguém vai fazer show em cima desta presidência”, disse.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente