A polêmica que os bolsonaristas deixaram de lado no Congresso

Enquanto debatem anistia e a suspensão das ações contra Alexandre Ramagem, bolsonaristas esqueceram uma de suas polêmicas no Congresso

May 18, 2025 - 11:30
 0  0
A polêmica que os bolsonaristas deixaram de lado no Congresso

Em meio à ofensiva contra o STF e às tentativas de livrar Jair Bolsonaro (PL) da inelegibilidade, bolsonaristas esqueceram uma das polêmicas criadas por eles próprios no Congresso Nacional.

Deputados aliados de Bolsonaro deixaram de lado, pelo menos por ora, as tentativas de alterar a Lei da Ficha Limpa, que torna inelegíveis condenados pela Justiça em tribunais colegiados.

3 imagens
Coletiva da bancada de oposição no Congresso
Carla Zambelli faz coletiva após operação da PF
1 de 3

Oposição fez ato no Congresso após reunião com enviado da OEAMariah Aquino/Metrópoles

2 de 3

Coletiva da bancada de oposição no CongressoVINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

3 de 3

Carla Zambelli faz coletiva após operação da PFHugo Barreto/Metrópoles

Os dois projetos sobre o tema — um do deputado Helio Lopes (PL-RJ) e outro de Bibo Nunes (PL-RS) — estão parados na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sem sequer terem um relator designado.

O projeto de Lopes chegou à CCJ em 21 de março. Já o de Nunes foi apensado a uma proposta que já estava em tramitação, sob relatoria de Filipe Barros (PL-PR), que deixou de ser membro da comissão em 2025.

Dois meses depois, porém, o tema não foi mais debatido. Os bolsonaristas preferiram concentrar suas atenções no projeto da anistia e na paralisação da ação penal contra Alexandre Ramagem (PL-RJ).

Os projetos que alteravam a Lei da Ficha Limpa chegaram a dividir os aliados de Bolsonaro. Enquanto parte defendia que a lei era usada para perseguir políticos de direita, outros alegavam que a alteração favoreceria corruptos.

Uma mudança importante na estratégia foi o fato de que a CCJ não tem mais um aliado de Bolsonaro no comando. Em 2024, a presidente do colegiado foi Caroline de Toni (PL-SC). Neste ano, a comissão é comandada por Paulo Azi (União-BA).

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente