Brasil entra na lista da Time dos mais influentes em IA
Com o irmão, o cientista de dados Henrique Dias, a farmacêutica Ana Helena Ulbrich desenvolveu ferramenta para analisar receitas médicas

A revista Time incluiu a farmacêutica brasileira Ana Helena Ulbrich na lista das 100 pessoas mais influentes em Inteligência Artificial de 2025, ao lado de Elon Musk (xAI), Sam Altman (OpenAI), Mark Zuckerberg (Meta) e Jensen Huang (Nvidia).
Frustrada por analisar centenas de receitas por dia e muitas vezes não identificar quando poderiam causar danos graves aos pacientes — seja por erros de dosagem, condições médicas subjacentes ou efeitos adversos da combinação de medicamento, Ulbrich fundou a NoHarm para realizar essas tarefas.
Leia também
-
Mundo
Revista Time elege Gisèle Pelicot uma das Mulheres do Ano de 2025
-
Mundo
Revista Time põe Haddad entre 100 “líderes climáticos mais influentes”
-
Distrito Federal
UnB inaugura laboratório de inteligência artificial e supercomputação
-
Ponto de vista
A Inteligência Artificial chegou para ficar, e agora?
Foi irmão e sócio da farmacêutica na companhia, o cientista de dados Henrique Dias, quem sugeriu uma ferramenta de Inteligência Artificial como solução. Com a tecnologia, a NoHarm praticamente dobrou seu alcance a cada ano desde 2019, tendo estendido seus serviços para a Amazônia.
Atualmente, a IA é usada por mais de 200 hospitais, clínicas e centros de saúde brasileiros para revisar 5 milhões de receitas mensalmente; Hospitais e centros públicos usam a ferramenta gratuitamente, enquanto hospitais privados pagam uma pequena taxa para apoiar o desenvolvimento contínuo.
What's Your Reaction?






