Cardeais postam últimas mensagens antes de se isolarem para o conclave
Participantes do conclave publicaram postagens de despedida, pedidos de oração e reflexões sobre o processo de escolha do novo papa

O conclave que definirá o novo papa da Igreja Católica começa nesta quarta-feira (7/5), e os 133 cardeais com direito a voto já estão isolados no Vaticano. Desde a noite dessa terça (6/5) eles entregaram seus celulares e se mudaram para a Casa Santa Marta e outras dependências internas, onde permanecerão incomunicáveis até o fim da eleição.
O sigilo é uma das principais marcas do conclave. Para evitar qualquer influência externa no processo, a Santa Sé determinou que todos os sinais de telefonia sejam bloqueados no Vaticano a partir das 11h desta quarta.
Ainda antes do isolamento completo, alguns cardeais recorreram às redes sociais para se despedir dos fiéis, pedir orações e compartilhar expectativas sobre o momento.
Um dos mais ativos nas redes sociais nos dias anteriores ao conclave foi o cardeal chileno Fernando Chomali. Desde o anúncio da morte do papa, ele vinha publicando reflexões no X (antigo Twitter), inclusive um vídeo em que aparecia lavando a camisa branca que usaria na cerimônia de entrada no conclave.
Antes de entregar o celular, Chomali escreveu: “Hoje entro no conclave sem celular. Somente diante de Deus para votar em quem será o papa. Uma responsabilidade que me oprime.”
Hoy entro al cónclave sin celular. Solo de cara a Dios para votar por quien será el Papa. Una responsabilidad que me sobrepasa. En la oración ha surgido: Señor ten piedad; Viva Chile mi alma; Amo a la Iglesia que me mostró a Jesucristo nuestro Señor, Luz, Camino, Verdad y Vida. pic.twitter.com/cFVUMGiQJ9
— +Fernando Chomali (@FernandoChomali) May 6, 2025
Já o cardeal Jean Paul Vesco, da Argélia, utilizou o Facebook para expressar entusiasmo pelo processo. “Hoje à noite, entrando no silêncio do conclave. Mal posso esperar. Esta instituição arcaica do século XI está a provar uma modernidade incrível no tempo da supermediação, das redes sociais e dos nossos vícios digitais”, publicou.
Ele ainda acrescentou: “Chega de telefones ou internet, as janelas dos nossos quartos estão seladas. Vamos sair desta com a proclamação: ‘Habemus papam’. Que aventura, de fato.”
Outro nome que compartilhou uma mensagem antes do isolamento foi o ucraniano Mykola Bychok, de 45 anos, considerado o mais jovem entre os eleitores. Ele agradeceu o apoio recebido e pediu que os fiéis continuem rezando por todos os cardeais.
“Nos últimos dias, tenho recebido muitas mensagens de diferentes países do mundo a tranquilizar-me sobre a oração neste momento importante para a Igreja Católica”, escreveu. Ele afirmou ainda que rezará por uma paz justa na Ucrânia e pela Austrália, país onde atua como bispo.
O norte-americano Timothy Dolan, um dos nomes citados na imprensa internacional como possível papável, também fez uma publicação de despedida.
“Este é o dia em que entramos no conclave e estou prestes a entrar na Domus Sanctae Marthae [Casa de Santa Marta], em homenagem a Santa Marta, que cuidou da hospitalidade de Jesus. Saímos daqui e vamos à Capela Sistina todos os dias para orações e votações, mas é aqui que residimos. Não poderei falar com você até que veja a fumaça branca. Mantenha-nos em suas orações”, pediu.
This is the day we enter the conclave and I’m about to go into the Domus Sanctae Marthae, named after St. Martha, who took care of hospitality for Jesus. We leave here and go over to the Sistine Chapel every day for prayers and voting, but this is where we reside. I won’t be able… pic.twitter.com/uO0zGdrwbo
— Cardinal Dolan (@CardinalDolan) May 7, 2025
Com todos os cardeais reunidos e incomunicáveis, a expectativa agora se volta para as deliberações dentro da Capela Sistina.
Horários da fumaça
Do lado de fora do Vaticano, fiéis e visitantes acompanham com atenção a chaminé da Capela Sistina. O Vaticano divulgou, nessa terça-feira (6/5), os horários aproximados para a fumaça que indicará ao mundo se a Igreja Católica já tem um novo papa.
O sinal visual sairá da chaminé da Capela Sistina ao final de cada rodada de votação durante o conclave, processo que começou oficialmente nesta quarta, com a entrada dos cardeais eleitores em isolamento.
De acordo com o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, a fumaça será visível em dois momentos principais do dia:
- De manhã: entre 5h30 e 7h (horário de Brasília)
- A tarde: entre 12h30 e 14h (horário de Brasília)
No entanto, no primeiro dia de conclave, quarta, a primeira fumaça está prevista apenas para depois das 14h, já que os cardeais começarão as votações por volta das 11h30.
Nos dias seguintes, só haverá fumaça nos horários secundários da manhã e da tarde (7h e 14h).
Sendo assim, a fumaça só sairá da chaminé da capela nos primeiros horários da manhã e da tarde (5h30 e 12h30), caso o papa tenha sido eleito.
- Fumaça preta: indica que não houve consenso
- Fumaça branca: quando um novo papa é escolhido.
What's Your Reaction?






