Ciro Nogueira diz que “sonha” com Bolsonaro elegível para 2026

Senador disse ao Contexto Metrópoles que vai apresentar proposta de anistia para reverter inelegibilidade de Bolsonaro, além de ação penal

Agosto 6, 2025 - 16:30
 0  0
Ciro Nogueira diz que “sonha” com Bolsonaro elegível para 2026

O presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), disse ao Contexto Metrópoles que vai apresentar uma proposta para que o ex-presidente Jair Bolsonaro possa voltar a disputar as eleições presidenciais de 2026. O programa, com Neila Guimarães e Andreza Matais, vai ao ar diariamente das 12h às 14h no Youtube do Metrópoles. 

Bolsonaro está inelegível por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O plano é que a anistia ao ex-presidente também alcance essa decisão.

A prisão de Bolsonaro, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, ressuscitou o projeto de anistia, que estava adormecida no Congresso.

Um dos políticos mais influentes do país, Ciro Nogueira disse que conversou com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), sobre incluir a anistia na pauta de votação – uma prerrogativa apenas dos dois. Mas observou que os dois não funcionam sob pressão, e que o convencimento só virá com diálogo.

A bancada bolsonarista ocupa os plenários das duas Casas Legislativas desde segunda-feira (6/8), obstruindo as votações para forçar uma negociação com os dois presidentes. A ação, contudo, estressou Motta e Alcolumbre — a ponto de Motta se estranhar com o líder do PL, Sostenes Cavalcante (RJ).

Ao Contexto Metrópoles, Nogueira disse que sonha em ver Bolsonaro elegível:

“Meu Deus, o meu sonho é que ele se tornasse elegível, que se corrija essa injustiça para que ele possa ser o nosso candidato e que o povo brasileiro possa escolher”, afirmou.

O senador visitou Bolsonaro, que está em prisão domiciliar. Ciro disse que a saúde do ex-presidente preocupa, e que ele está com vômitos constantes e soluços.

“Espero que o ministro Alexandre reveja o mais rápido possível [a prisão], principalmente no que diz respeito a médicos, que têm que ter total acesso a ele. Ele está com um problema sério de vômitos e soluços, e uma série de situações que comprometem a saúde dele. Ele não vai ser uma pessoa saudável, infelizmente, para o resto da vida”, disse.

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso no âmbito de investigações sobre uma tentativa de golpe de Estado para reverter o resultado das eleições de 2022. Ele é acusado de participar de uma trama que envolvia militares, ex-ministros e aliados próximos, com o objetivo de desacreditar o processo eleitoral e manter-se no poder de forma ilegal.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente