Fruta rica em potássio regula a pressão e melhora a saúde da pele
Aclamada nas festas natalinas, a fruta carrega benefícios importantes para a saúde da pele, regulação da pressão arterial e imunidade
Aclamada nas festas natalinas, a lichia é uma fruta que rouba a cena não só pelo sabor como também pelas vantagens nutricionais que oferece ao organismo. De acordo com o nutricionista Matheus Maestralle, o alimento carrega benefícios importantes para a saúde da pele, regulação da pressão arterial e imunidade — e o melhor: com poucas calorias associadas.
Leia também
-
Claudia Meireles
Nutricionista revela casca de fruta campeã em nutrientes
-
Claudia Meireles
Fruta popular atua na proteção do fígado e previne prisão de ventre
-
Claudia Meireles
Médico vascular elege as melhores frutas para a saúde das artérias
Segundo o especialista em nutrição, a fruta de sabor adoçicado é um tesouro nutricional. Rica em vitamina C, fibras e antioxidantes, ela atua de forma poderosa no combate aos radicais livres — um subproduto natural do metabolismo do corpo humano, resultantes da conversão dos nutrientes dos alimentos em energia.
Rica em potássio, a lichia tem um papel importante na regulação da pressão arterial
“Seus compostos antioxidantes, como os polifenóis, ajudam a reduzir inflamação e estresse oxidativo, fatores ligados a doenças cardiovasculares”, comenta Matheus Maestralle.
O aporte de potássio presente no alimento também tem um papel significativo para a saúde do coração. Segundo ele, o mineral contribui para o equilibrio da pressão arterial.
O intestino também é agraciado com os benefícios da lichia, que vê uma melhora significativa do trânsito intestinal devido à concentração de fibras e água. “Ela também apoia estratégias de controle de peso por conta da baixa caloria e ainda favorece a saúde da pele graças ao estímulo à síntese de colágeno”, destaca o nutricionista.
4 imagens

Fechar modal.
1 de 4A lichia tem uma forte ação antioxidante Getty Images 
A lichia é uma importante aliada para a saúde do coração Getty Images 
A lichia é rica em vitamina C, essencial para a síntese de colágeno Getty Images 
A lichia também tem um papel importante para a saúde intestinal Getty Images
Contraindicações
Apesar da fruta pequenininha agregar inúmeras vantagens, Matheus Maestralle chama a atenção para alguns cuidados na hora de incluir a lichia na rotina.
“Embora a lichia seja segura para maioria das pessoas, indivíduos com diabetes devem evitar comê-las em excesso e, se possível, consumi-la junto a fibras ou proteínas, para evitar picos glicêmicos. A semente não deve ser ingerida e pessoas com alergia à fruta precisam ter atenção”, reforça o expert.
Consulte sempre um especialista na hora de incluir alimentos na rotina diária
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
What's Your Reaction?