Jovens de 15 a 19 anos terão mais tempo para se vacinar contra HPV
A ampliação da campanha busca vacinar ainda mais jovens que não puderam tomar o imunizante nos anos anteriores
A vacinação contra o Papilomavírus Humano, conhecido nacionalmente como HPV, estendeu o prazo e deve estar disponível para jovens de 15 a 19 anos, até o dia 30 de junho de 2026. No Distrito Federal são 10 mil doses distríbuidas entre 100 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Veja aqui os locais de vacinação.
Segundo o Ministério da Saúde, a estimativa é que pelo menos 7 milhões de adolescentes dentro da faixa etária sejam vacinados contra o vírus. No DF, 4,5 mil doses já foram aplicadas, conforme informou a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). A cobertura vacinal atingiu 15,6% das meninas e 7,9% dos meninos. Ainda é necessária a aplicação de 40 mil doses para alcançar a cobertura esperada de 90% entre os adolescentes da faixa etária.
A campanha acabaria no mês de dezembro, mas esse prazo foi estendido para garantir que o público alvo seja alcançado e a imunização possa ser ampliada.
A imunização previne doenças como câncer de pênis, colo de útero, vulva, boca, garganta e pescoço.
A vacinação contra o HPV é prevista no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninos e meninas de 9 a 14 anos de idade. Porém, a SES-DF iniciou, em março de 2025, a ampliação para o público de 15 a 19 anos. “Iniciamos a aplicação de doses contra o HPV no DF em 2013 e agora vamos possibilitar o acesso para quem já deveria ter sido protegido”, explica a gerente da Rede de Frio Central, Tereza Luiza Pereira.
De acordo com o Ministério da Saúde, até o último mês do ano, 208,7 mil doses foram distribuídas no DF, sendo 91 mil em meninas e 117,7 mil em meninos. A imunização é em dose única e, de acordo com a gerente da Rede de Frio Central, Tereza Luiza Pereira, a vacina é segura e 100% eficaz.
Vale lembrar que a vacina é contraindicado para gestantes e pessoas com históricos de hipersensibilidade grave ou alergia à levedura. Aqueles que estejam passando por doenças que causam febres agudas devem esperar melhora antes de se vacinar.
What's Your Reaction?