Guarulhos diz investigar transferência de usuários da Cracolândia

Prefeitura de Guarulhos informou ter recebido com "cautela" denúncia de que dependentes químicos foram levados para a cidade. Nunes nega

May 17, 2025 - 23:30
 0  0
Guarulhos diz investigar transferência de usuários da Cracolândia

A Prefeitura de Guarulhos informou ter recebido com “preocupação e cautela” a denúncia de que dependentes químicos da Cracolândia, em São Paulo, teriam sido levados e abandonados na cidade. Desde o início da semana, o principal fluxo de usuários, na Rua dos Protestantes, desapareceu do local.

“Em função da complexidade do suposto caso, a Prefeitura mobilizou as secretarias de Segurança Pública, com apoio dos agentes da GCM, e de Desenvolvimento e Assistência Social para averiguarem a situação e, se for confirmada, tomarem as medidas cabíveis”, destacou a Prefeitura de Guarulhos em nota.

A medida foi tomada após a repercussão de uma postagem feita pelo padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de São Paulo, que replicou uma mensagem de autor não identificado dizendo que a Prefeitura de São Paulo teria “abandonado várias pessoas da Cracolândia” no bairro Santos Dumont, em Guarulhos, na madrugada do sábado passado (10/5).


Diáspora da Cracolândia

  • A Rua dos Protestantes, onde costuma ficar o chamado fluxo de usuários da Cracolândia, amanheceu vazia na última terça-feira (13/5).
  • A apuração do Metrópoles identificou que o fluxo, que costumava lotar diferentes vias da Santa Ifigênia, se espalhou pela cidade — como já aconteceu em outros momentos nos mais de 30 anos de existência da Cracolândia.
  • Comerciantes do entorno da Favela do Gato, no Bom Retiro, afirmaram à reportagem que a região amanheceu repleta de pessoas em situação de rua, em um volume incomum para a rotina do território.
  • Na noite de terça, o local abrigava pequenos grupos de usuários, que se concentravam especialmente em praças próximas à Avenida do Estado.
  • Na Praça Marechal Deodoro, também na região central, uma concentração de cerca de 60 usuários ocupava o espaço na noite de terça. Pelo menos cinco deles falaram com a reportagem e relataram que o território tem ficado mais cheio nos últimos dias.
  • Segundo estimativas dos próprios dependentes químicos, o fluxo ali chega a ter 500 pessoas durante a madrugada, um número próximo ao que se via na Rua dos Protestantes nas últimas semanas.
  • Na noite de quarta (14/5), o Metrópoles encontrou concentração de usuários, em grupos menores ou com até dezenas de pessoas, além de circulação intensa pelos bairros mais próximos ao antigo “epicentro” do crack.
  • Na Rua Helvétia, que já recebeu no passado recente o fluxo da Cracolândia, dezenas de usuários se aglomeravam ao longo de um muro, na parte escura da calçada, às 20h41.
  • A reportagem foi até o local e conversou com pessoas que vivem nas proximidades e que notaram, principalmente durante noite e madrugada, uma concentração maior após a dispersão do fluxo da Rua dos Protestantes.
  • Na noite de quinta (15/5), o Metrópoles esteve novamente na Rua Helvétia e confirmou que o fluxo no local continuou a crescer.
  • Além da Helvétia, havia pequenos grupos consumindo crack em outros locais da região central. Um deles, um pouco maior, estava na Avenida Duque de Caxias.
  • No centro de São Paulo, é possível perceber também um vaivém frenético de dependentes químicos, sem se fixarem em um único ponto.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), negou a informação e disse que o religioso foi irresponsável na postagem.

“Isso surgiu de um ato irresponsável do padre Júlio Lancellotti de publicar na rede social dele de que teria recebido uma mensagem de alguém que ele não conhece dizendo que teria carro da prefeitura colocando pessoas e levando para Guarulhos. O que é descabido, uma coisa totalmente infundada, absurda”, reagiu o prefeito durante agenda na sexta-feira (16/5).

Nunes acrescentou que conversaria com o prefeito de Guarulhos, Lucas Sanches. “Deve ser algum mal atendido, tenho certeza, ele acabou de ser eleito, tem responsabilidade”, ressaltou o prefeito da capital em relação à investigação por parte do município vizinho.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente