Japão: 33 ficam feridos após terremoto; alarme de tsunami é cancelado
O terremoto dessa segunda ocorreu às 23h15, horário local, a uma profundidade de 50 km, a cerca de 80 km da costa da região de Aomori
O terremoto de magnitude 7,6, que atingiu o Japão nessa segunda-feira (8/12), deixou ao menos 33 pessoas feridas, segundo a NHK, organização de mídia pública japonesa. O fenômeno aconteceu na costa leste da província de Aomori, onde o governo chegou a emitir alertas de tsunami para a região e outras províncias vizinhas (Iwate, Hokkaido, Miyagi e Fukushima), mas o alarme foi desativado horas depois.
O terremoto dessa segunda ocorreu às 23h15, horário local, a uma profundidade de 50 km, a cerca de 80 km da costa da região de Aomori. Ondas de até 3 metros foram registradas.
Agora a agência de meteorologia japonesa emite um novo aviso de terremoto subsequente ao largo da costa de Hokkaido e Sanriku. Segundo o governo, a probabilidade de um terremoto de grande magnitude ocorrer na próxima semana é de aproximadamente uma em cem.
Prejuízo
O Ministério da Educação do país informou que sete escolas públicas na província de Aomori registraram danos, incluindo janelas quebradas. Em toda a província, 139 escolas foram fechadas devido ao terremoto.
Milhares de pessoas tiveram que sair de suas casas, alguns serviços ferroviários foram suspensos, o que também deixou milhares sem energia elétrica, além da falta de água.
Leia também
-
Mundo
Japão registra terremoto de magnitude 7,6 e emite alerta de tsunami
-
Mundo
Terremoto de magnitude 5,7 atinge cidade de Kumamoto, no Japão
-
Mundo
Afeganistão sofre novo terremoto 2 meses após abalo que matou 2,2 mil
-
Mundo
Terremoto de 6,1 atinge Turquia e deixa moradores em pânico
Felizmente, as empresas de energia com usinas nucleares na região afirmam não ter detectado nenhuma anormalidade.
A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, afirmou que o governo acompanha a situação e prepara respostas.
“Para aqueles que residem nas áreas costeiras do Pacífico central de Hokkaido, nas áreas costeiras do Pacífico da Prefeitura de Aomori e na Prefeitura de Iwate, onde foi emitido um alerta de tsunami, por favor, evacuem imediatamente para um local seguro, como um terreno elevado ou um edifício de evacuação”, afirmou nas redes sociais.
What's Your Reaction?