Justiça da Colômbia revoga prisão do ex-presidente Álvaro Uribe
Ex-presidente Álvaro Uribe havia sido condenado a 12 anos de prisão, por corrupção passiva e fraude processual

Condenado por corrupção passiva e fraude processual, o ex-presidente Álvaro Uribe foi inocentado pela Justiça da Colômbia e teve sua prisão revogada. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (21/10) pelo Tribunal Superior de Bogotá.
Para a Corte, escutas telefônicas, usadas posteriormente como provas contra o ex-mandatário, foram consideradas ilegais.
No início de agosto, Uribe se tornou o primeiro ex-presidente da Colômbia a ser condenado na história do país, após decisão do 44º Tribunal Distrital de Bogotá, que o sentenciou a 12 anos em prisão domiciliar. A pena chegou a ser cumprida pelo ex-presidente em sua residência por cerca de 19 dias, até ele ser libertado para recorrer da decisão.
Ele ainda foi multado em US$ 578 mil e proibido de assumir cargos públicos por cerca de oito anos.
Leia também
-
Mundo
Justiça da Colômbia manda soltar ex-presidente Álvaro Uribe
-
Mundo
Apesar de pressão dos EUA, ex-presidente é condenado na Colômbia
-
Mundo
Justiça declara ex-presidente da Colômbia culpado em caso de suborno
-
Mundo
Presidente colombiano condena atentado a Uribe: “Dor de uma pátria”
Álvaro Uribe, que exerceu o cargo de chefe do Executivo da Colômbia entre 2002 e 2010, foi acusado de manter ligações com grupo paramilitares ilegais que atuavam na década de 1980, na Colômbia, no combate a guerrilhas de esquerda.
De acordo com a Justiça colombiana, no decorrer do processo, Uribe pressionou ex-integrantes de tais milícias a mudarem seus depoimentos, com o objetivo de se desvincular das acusações.
A decisão desta semana é de segunda instância, portanto, ainda cabe recurso, e o caso poderá ser analisado pela Corte Suprema da Colômbia.
What's Your Reaction?






