Justiça paralela: relembre vítimas dos sádicos tribunais do crime

A coluna separou oito mortes brutais que, orquestradas por criminosos sanguinários, chocaram o país

Jul 21, 2025 - 13:20
 0  0
Justiça paralela: relembre vítimas dos sádicos tribunais do crime

Cinco nomes diferentes, três estados diferentes, mesma sentença: morte brutal. A coluna separou casos que chocaram o Brasil inteiro pela crueldade dos criminosos que levaram as vítimas ao tribunal do crime e as mataram, sem demonstrar piedade, tampouco medo das consequências por parte da legislação brasileira.

As irmãs Rayane Alves Porto e Rithiele Alves Porto, o adolescente Henrique Marques de Jesus, as amigas Anna Clara Ramos Felipe e Ayla Pereira dos Santos, a jovem Ana Luiza Lima Brito e o garoto  Marco Felipe Mendes de Sousa tiveram suas vidas ceifadas entre setembro e junho deste ano.

Leia também

Rayane Alves Porto e Rithiele Alves Porto

Em setembro do ano passado, Rayane Alves Porto, 25 anos, que era candidata a vereadora pelo município de Porto Esperidião (MT), e sua irmã, Rithiele Alves Porto, 28, foram mortas após serem sequestradas e torturadas. O crime foi registrado em uma videochamada.

Depoimentos dos envolvidos revelaram que o crime foi conduzido e ordenado por um suposto líder da facção Comando Vermelho (CV), conhecido como Véio, que está detido na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá.

Os assassinatos form motivados por uma foto tirada uma semana antes e publicada por Rayane nas redes sociais, na qual ela e a irmã, no entendimento dos faccionados, estariam fazendo o sinal da facção rival Primeiro Comando da Capital (PCC).

A imagem, registrada em um momento de lazer em família, no Rio Jauru, no dia 8 de setembro, circulou no grupo de WhatsApp do CV. Os sinais feitos por elas com a mão, mostrando três dedos em evidência, foram vistos como um suposto apoio ao PCC.

De dentro do presídio, o líder do CV na região, ordeu o sequestro das jovens, conduzido por chamada de vídeo a tortura sofrida por elas em uma casa no Centro de Porto Espiridião e, em seguida, determinado as mortes. imagem colorida de rayane alves e rithiele alves, candidata e irmã assassinadas no MTRayane Alves Porto, de 25 anos, era candidata a vereadora em Porto Esperidião (MT). A irmã Rithiele Alves Porto, 28, também foi assassinada

Henrique Marques de Jesus

Uma viagem em família, ocorrida em dezembro de 2024, marcou o fim da vida de Henrique, que tinha apenas 16 anos.

Ele foi sequestrado enquanto passava férias com o pai na Vila de Jericoacoara, no litoral cearense.

Henrique foi contido por vários homens, arrastado à força até um local ermo de Jericoacoara e espancado até a morte em 18 de dezembro de 2024.

Inicialmente, houve a suspeita de que o adolescenta também teria sido marcado após publicar uma foto fazendo um gesto associado a uma facção. Entretanto, ao término das investigações, três meses após o crime, a Polícia Civil do Ceará informou que os suspeitos presos não confirmaram ou negaram que os gestos tenham sido o fator determinante para o homicídio.

O celular da vítima foi destruído pelos suspeitos, e o aparelho nunca foi localizado pela polícia. imagem colorida de henrique marques de jesus, turista assassinado em jericoacoaraHenrique Marques de Jesus, de 16 anos, foi assassinado em Jericoacoara, no Ceará, em dezembro de 2024

Anna Clara Ramos Felipe e Ayla Pereira dos Santos

Aos 18 anos de idade, as duas amigas foram encontradas mortas com sinais de tortura em uma área de mata na Vila Nazaré, em Mato Grosso (MT), em 29 de janeiro.

O crime, segundo as investigações, teria sido cometido após um “tribunal do crime” e transmitido ao vivo em videochamada para o mandante. Um homem que estava preso e assistiu tudo com um celular de dentro da penitenciária

O corpo de Anna Clara foi encontrado escondido em uma moita, no meio do pasto, e apresentava marcas de queimaduras nas costas, visivelmente causadas por tortura. Já o corpo de Ayla estava em uma cova rasa, com uma mordaça na boca e também exibia marcas de queimadura nas costas.

Weverton Antônio dos Santos

O homem, que trabalhava como motorista de aplicativo, foi sequestrado e desmembrado em maio deste ano.

Informações da família apontam que a vítima teria sido vista pela última vez quando buscou o enteado em uma escola localizada no mesmo município. Após isso, os parentes não tiveram mais notícias sobre o paradeiro do motorista.

Os familiares só souberam do sequestro após ter acesso às imagens de horror. Eles receberam um vídeo em que Weverton era torturado e teve a cabeça arrancada pelos criminosos.

Antes de morrer, o motorista de aplicativo teria sido abordado, agredido e torturado. As partes do corpo dele foram encontradas pela polícia em Eunápolis, em 13 de maio. O carro dele, no entanto, foi abandonado fora da cidade, em um distrito.

Segundo uma fonte policial, traficantes teriam suspeitado de que o motorista era um informante quando Weverton começou a frequentar o bairro Alecrim, que tem atuação do Comando Vermelho, para visitar uma mulher.

Ele tinha amizade com policiais e, segundo a fonte, a suspeita é de que os criminosos teriam acessado seu dispositivo e encontrado contatos de agentes da força de segurança em sua lista de contatos. Imagem colorida, "Tome aí X9": CV confunde motorista de app esquartejado com informante - Metrópoles“Tome aí X9”: CV confunde motorista de app esquartejado com informante

Ana Luiza Lima Brito

A jovem foi brutalmente assassinada por integrantes do Comando Vermelho (CV) aos 22 anos, na Bahia. Em um possível ato de vingança, a mulher foi esquartejada, teve uma das mãos colocada dentro de uma bolsa e um bilhete inserido em sua boca.

O corpo da jovem foi encontrado no dia 25 de junho, esquartejado, às margens de uma estrada de terra no bairro Delta Park, nas imediações da BR-367.

Segundo as investigações, Ana Luiza foi assassinada por integrantes do Primeiro Comando de Eunápolis (PCE), facção aliada ao Comando Vermelho.

A motivação seria a suspeita de que ela tivesse delatado o paradeiro de Matheus Rodrigues de Souza, de 24 anos, para rivais do Bonde do Maluco (BDM), grupo ao qual ela estaria migrando. Matheus foi morto a tiros na noite de 23 de junho, no bairro Gusmão.

Câmeras de segurança registraram o momento em que Matheus foi executado em um estabelecimento comercial. A polícia acredita que a jovem tenha facilitado o ataque. Ana Luiza Lima BritoAna Luiza Lima Brito

Marco Felipe Mendes de Sousa

Com apenas 15 anos, o skatista Marco Felipe Mendes de Sousa, foi assassinado, em 30 de junho deste ano, em Fortaleza (CE).

Ele teria sido abordado, interrogado por membros de uma facção e obrigado a fornecer a senha do celular para que o aparelho fosse revistado.

Em um vídeo obtido pela polícia, faccionados mostram o rosto da garoto e exigem acesso ao celular.  Felipe entrega e então um dos suspeitos diz ter achado, em conversas em grupos de um aplicativo de mensagens, símbolos que ligavam o adolescente a uma facção rival. Em seguida, a sentença foi dada e executada.

Marcos Henrique, pai do adolescente, disse à polícia que o filho jamais se envolveu com criminosos. O garoto, segundo o pai, estudava e participava de campeonatos de skate, tendo, inclusive, viajado a outros estados para competir.

No dia em que a morte foi anunciada, a Federação Piauiense de Skateboard divulgou uma nota de pesar. Ele havia participado da seletiva Nordestina CBSk 2022, em Teresina, chegando a subir ao pódio. 6 imagensRayane Alves Porto, de 25 anos, era candidata a vereadora em Porto Esperidião (MT). A irmã Rithiele Alves Porto, 28, também foi assassinada"Tome aí X9": CV confunde motorista de app esquartejado com informanteAna Luiza Lima BritoHenrique Marques de Jesus, de 16 anos, foi assassinado em Jericoacoara, no Ceará, em dezembro de 2024Fechar modal.1 de 6

Skatista cearense de 15 anos é assassinado a tiros em FortalezaReprodução/Redes Sociais2 de 6

3 de 6

Rayane Alves Porto, de 25 anos, era candidata a vereadora em Porto Esperidião (MT). A irmã Rithiele Alves Porto, 28, também foi assassinadaReprodução4 de 6

"Tome aí X9": CV confunde motorista de app esquartejado com informanteReprodução5 de 6

Ana Luiza Lima BritoDivulgação6 de 6

Henrique Marques de Jesus, de 16 anos, foi assassinado em Jericoacoara, no Ceará, em dezembro de 2024Reprodução

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente