Mineral nunca visto na Terra é encontrado em fragmento de asteroide

Descoberta de mineral presente em fragmento de asteroide pode ajudar cientistas a desvendarem como foi o início do Sistema Solar

Sep 5, 2025 - 19:00
 0  1
Mineral nunca visto na Terra é encontrado em fragmento de asteroide

Pesquisadores descobriram que o fragmento do asteroide Ryugu, trazido para a Terra em 2020, é feito de hidratado de fosfato de amônio e magnésio (HAMP, na sigla em inglês), mineral nunca visto no planeta. Os dois grãos de rocha do objeto foram coletados através da missão japonesa Hayabusa2.

A descoberta foi liderada pelo geocientista Paul Northrup, da Universidade Stony Brook, em parceria com o Laboratório Nacional de Brookhaven (BNL, na sigla em inglês), ambas nos Estados Unidos. O estudo com os resultados foi publicado na revista científica Geosciences.

Cada grão vem de partes diferentes do asteroide, sendo um da superfície e outro do interior. Como os registros geoquímicos do início do Sistema Solar já foram apagados do nosso planeta, a descoberta pode revelar pistas sobre o começo do local onde nosso planeta habita.

“Aqui relatamos a descoberta de uma classe peculiar de grãos, de até algumas centenas de micrômetros de tamanho, que têm uma composição rica em hidratado de fosfato de amônio e magnésio. Suas propriedades químicas e físicas específicas apontam para uma origem no Sistema Solar externo’”, escreveram os autores do estudo no artigo publicado.
Leia também
Imagem colorida de análise da composição química dos grãos do asteroide Ryugu - MetrópolesAnálise da composição química de um dos grãos mostra a presença de selênio (em vermelho), ferro (verde) e manganês (azul)

Análise do fragmento de asteroide

Os cientistas norte-americanos utilizaram duas técnicas de imagens por fluorescência e espectroscopia de absorção de raios-X para avaliar os grãos do asteroide. A estratégia revelou uma diversidade de minerais e compostos no objeto espacial. Foram identificados materiais como selênio, manganês, ferro, enxofre, fósforo e cálcio.

O fósforo foi achado no asteroide de duas formas: a comum, presente em dentes e ossos, e um raro mineral de fosfeto não encontrado em nosso planeta. Posteriormente, identificado como hidratado de fosfato de amônio e magnésio (HAMP).

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente