Missão de sonda japonesa em Vênus é encerrada. Veja suas descobertas
Missão com sonda espacial Akatsuki foi lançada pela Agência Aeroespacial do Japão (JAXA) em 2010 e chegou a Vênus apenas no final de 2015

A Agência Aeroespacial do Japão (JAXA) declarou o fim da missão da sonda espacial Akatsuki. O objetivo do robô explorador era estudar a atmosfera do nosso vizinho cósmico: Vênus. O anúncio foi feito na última quinta-feira (18/9), em nota divulgada no site da entidade.
Leia também
-
Ciência
Vênus pode ser mais parecido com a Terra do que achávamos, diz estudo
-
Ciência
Asteroides ocultos na órbita de Vênus podem cair na Terra. Entenda
-
Mundo
Cofundador da OceanGate afirma que pode enviar pessoas para Vênus
-
Ciência
Futurista: sonda do tamanho de clipe poderia chegar a um buraco negro
Considerada a primeira nave japonesa a orbitar um planeta distinto da Terra, a Akatsuki foi lançada em 21 de maio de 2010, mas entrou com sucesso na órbita de Vênus apenas em dezembro de 2015. O atraso ocorreu devido a problemas de propulsão, que foram consertados posteriormente.
Após 14 anos funcionando normalmente, a sonda apresentou falhas em seu sistema de controle em abril de 2024. Depois de várias tentativas de restabelecer a comunicação com o veículo, a agência espacial japonesa decidiu encerrar as operações por não conseguir restaurar da maneira planejada. Além disso, o tempo útil do projeto havia excedido e foi determinante para decisão.
“Gostaríamos de expressar nossa sincera gratidão a todas as organizações e indivíduos relevantes que forneceram cooperação e apoio no desenvolvimento e operação da Akatsuki”, escreve a Jaxa, em nota divulgada à imprensa.
Principais descobertas da sonda espacial Akatsuki
Maior onda de montanha do Sistema Solar já registrada
A sonda registrou a maior onda de montanha já vista no Sistema Solar. A estrutura atmosférica observada em Vênus tem extensão de quase 10 mil km, ficando sobre as montanhas venusianas. O estudo sobre a descoberta foi publicado em 2017 na revista científica Nature Geoscience.
Atualmente, a Nasa planeja lançar duas missões para Vênus
Descoberta de como funciona a super-rotação atmosférica de Vênus
Através do registro da maior onda de montanha, a nave identificou como a rotação atmosférica de Vênus é tão rápida. O fenômeno é impulsionado pelos ventos super-rápidos, levando o processo ser mais veloz que a própria rotação do planeta.
Avanços na pesquisa meteorológica terrestre
Técnicas de assimilação de dados utilizadas na missão serviram de inspiração para avanços em estudos meteorológicos da Terra.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
What's Your Reaction?






