O que você nunca deve fazer ao encontrar um enxame de abelhas
Biólogo ensina que atitudes evitar ao se deparar com um enxame de abelhas ou com uma colmeia estabelecida

Deparar-se com um enxame de abelhas costuma ser uma experiência assustadora, e o medo pode levar a atitudes impensadas que aumentam os riscos de um desfecho perigoso. Danilo Dantas, professor e biólogo de campo e resgate de fauna, ensina que a primeira coisa a se fazer nesse caso é manter a calma para conseguir seguir regras básicas de segurança.
Leia também
-
Vida & Estilo
Encontrei um escorpião! E agora? Biólogo orienta sobre o que fazer
-
Vida & Estilo
Infestação: como descobrir se há ninhos de baratas em casa
-
Vida & Estilo
Saiba como descobrir se tem escorpião-amarelo em casa, segundo biólogo
-
Vida & Estilo
Biólogo revela o eletrodoméstico em que as baratas se escondem
Além de não dar vazão ao desespero, Danilo ensina que é necessário se afastar lentamente e o máximo possível, avisando e orientando outras pessoas que estiverem nas proximidades, principalmente idosos e crianças. “Não entre em pânico, movimentos bruscos e gritos podem assustar as abelhas. Afaste-se lenta e calmamente do local e mantenha uma distância de pelo menos 30 a 50 metros, se possível”, detalha.
Se as abelhas estiverem muito agitadas e próximas, é importante proteger o rosto e as vias respiratórias, cobrindo o nariz e a boca com as mãos ou uma peça de roupa. Caso elas comecem a atacar e perseguir, afaste-se em zigue-zague.
“A perseguição é rara, mas pode acontecer. Nesse caso, não corra em linha reta. Fugir em zigue-zague entre árvores, arbustos ou carros, se estiver em uma área urbana, ajuda a confundir os insetos. Procurar abrigo dentro de um carro ou prédio é a melhor opção”, recomenda o biólogo.
O especialista também comenta sobre a diferença entre um enxame e uma colmeia. O primeiro é um grupo de abelhas com uma rainha que saiu da colmeia original em busca de um novo lar. “Eles parecem uma ‘bola’ de abelhas pendurada e estão temporariamente parados. Geralmente estão calmos porque não têm mel ou crias para defender”, esclarece.
Um enxame é quando as abelhas estão reunidas, como em uma bola, mas sem uma colmeia estabelecida
Já a colmeia estabelecida é quando as abelhas já se instalaram em uma cavidade, como um oco de árvore, uma parede, um forro de casa ou dentro de uma churrasqueira. “Elas constroem favos, criam filhotes e armazenam mel. Elas são extremamente mais defensivas porque têm algo a proteger”, alerta Danilo.
O que você nunca deve fazer ao encontrar um enxame de abelhas ou colmeia
Danilo reforça que essas orientações são extremamente importantes e fundamentais para garantir a segurança.
- Nunca espante, bata ou jogue nada no enxame: essas são as principais causas de ataques. Abelhas defensivas liberam um feromônio que alerta todo o enxame para o perigo, levando a um ataque em massa.
- Não grite: as vibrações sonoras altas irritam as abelhas.
- Não use aspirador de pó, água, inseticida ou fogo: isso é extremamente perigoso e só vai enfurecer o enxame, tornando a situação muito pior.
- Não se aproxime para tirar fotos ou filmar: mantenha a distância de segurança.
- Depois de garantir a segurança, Danilo explica que a atitude seguinte é pedir ajuda profissional, ligando para o Corpo de Bombeiros (193), que, em muitas cidades, tem treinamento para lidar com esse tipo de situação, para a Defesa Civil (199) ou para apicultores locais.
O especialista acrescenta ainda que, embora a prioridade seja a segurança das pessoas, as abelhas são polinizadoras extremamente importantes para a manutenção da vida na Terra e estão em declínio populacional. “A prioridade é a segurança humana, mas sempre que possível, devemos tentar preservar esses insetos vitais para o ecossistema”, conclui.
What's Your Reaction?






