Ronnie Lessa é transferido do presídio de Tremembé para Brasília
Transferência de Ronnie Lessa, assassino confesso da vereadora Marielle Franco, para Brasília acontece após autorização do STF
Ronnie Lessa, assassino confesso da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, foi transferido da Penitenciária I de Tremembé, no interior de São Paulo, para a Penitenciária IV do Distrito Federal, em Brasília, na manhã deste sábado (22/11).
A informação foi confirmada pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Em nota, a pasta afirmou que o preso foi entregue à Polícia Federal (PF), no aeroporto de São José dos Campos, por volta das 11h, com destino a Brasília.
9 imagens



Fechar modal.

Ex-PM, Ronnie Lessa citou Chiquinho Brazão em investigação sobre MarielleReprodução
31 de outubro – O 4º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro condena Ronnie Lessa e Élcio Queiroz pelo Assassinato de Marielle Franco. Lessa foi condenado a 78 anos e 9 meses de prisão, enquanto Élcio foi condenado a 59 anos e 8 meses de prisãoReprodução
Ronnie Lessa foi preso em 2019 por matar Marielle FrancoReprodução
Reprodução
Ronnie LessaReprodução
Ronnie LessaReprodução
Ronnie Lessa, acusado de matar Marielle Franco e Anderson GomesReprodução
Foto de registro de Ronnie Lessa na P1 de TremembéReprodução
Ministro Alexandre de Moraes negou pedido da defesa de Ronnie LessaMontagem/Gustavo Moreno/SCO/STF
A transferência aconteceu em cumprimento à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), assinada pelo ministro Alexandre de Moraes.
Prisão de Ronnie Lessa
Ronnie Lessa está preso desde 2019. Ele passou a maior parte do tempo no sistema federal, que é destinado a líderes de facção e criminosos de maior periculosidade. Consideradas de segurança máxima, as unidades mantêm os custodiados isolados e sob intensa vigilância.
Em 2023, após passar por Mossoró (RN), Porto Velho (RO) e Campo Grande (MS), Ronnie Lessa negociou acordo de colaboração premiada com a Polícia Federal (PF). Em troca de pena mais leve, concordou em confessar o assassinato de Marielle, detalhar o planejamento do crime e informar quem seriam os mandantes.
Leia também
-
São Paulo
STF autoriza transferência de Ronnie Lessa de Tremembé para Brasília
-
Brasil
Com suspeita de laxante na comida, Ronnie Lessa come só pão na cadeia
-
Brasil
Ronnie Lessa questiona delação com a PF e relata ameaças do PCC
-
Brasil
Caso Marielle: defesa de Ronnie Lessa pede condenação “justa”
O acordo que estabelecia a transferência para São Paulo, com o objetivo de deixar Lessa mais perto de sua família, não especifica a unidade prisional para onde Lessa deveria ser transferido. A decisão caberia à Secretaria da Segurança Pública (SSP). A pasta entendeu que a P2 de Tremembé não possuía estrutura para realizar o monitoramento de Lessa 24 horas por dias, como estabelecido.
Transferência
Em 20 de junho deste ano, Ronnie Lessa foi transferido para a Penitenciária 1 de Tremembé, no interior de São Paulo, cadeia mais perto da família. Casado, o miliciano tem três filhos.
Na época, o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi contrário à transferência de Ronnie Lessa para uma cadeia paulista. Em parecer, a Secretaria da Administração Penitenciária afirmou que o Complexo Penitenciário de Tremembé, conhecido por receber condenados por crimes de grande repercussão, não é de segurança máxima.
Além da morte de Marielle e de Anderson, o miliciano já foi investigado por envolvimento com jogo do bicho, tráfico internacional de armas e outros homicídios.
No dia da transferência para Tremembé, o Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp) também denunciou um suposto “salve” do Primeiro Comando da Capital (PCC) para matar o executor de Marielle Franco.
What's Your Reaction?