Trump desabafa após cúpula na China: “Perdemos Índia e Rússia”

Líderes de China, Índia e Rússia se reuniram para a Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) e mostraram proximidade

Sep 5, 2025 - 08:00
 0  2
Trump desabafa após cúpula na China: “Perdemos Índia e Rússia”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avaliou nesta sexta-feira (5/9) que parece ter “perdido” a Índia e a Rússia para a China. A declaração foi feita por Trump na rede social que ele possui, a Truth Social, acompanhada de uma foto dos líderes juntos.

“Parece que perdemos a Índia e a Rússia para a China, a mais profunda e sombria. Que eles tenham um futuro longo e próspero juntos! Presidente Donald J. Trump”, escreveu o presidente dos EUA.

O presidente da China, Xi Jinping, recebeu líderes como o presidente da Rússia, Vladimir Putin, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o ditador norte-coreano, Kim Jong-un. Eles se encontraram na China para a Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), que reuniu o bloco de cooperação política, econômica e militar formado por nove países: China, Índia, Irã, Rússia, Bielorrússia, Cazaquistão, Paquistão, Tadjiquistão e Uzbequistão.

Além de conversarem, os líderes acompanharam um grande desfile militar chinês, no qual foram apresentadas novas armas das forças armadas comandadas por Xi Jinping. 5 imagensO primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (E), encontra-se com o presidente da China, Xi Jinping (D), durante a 25ª reunião do Conselho de Chefes de Estado da Organização para Cooperação de Xangai (OCX) em Tianjin, China, em 31 de agosto de 2025A formação de combate aéreo não tripulado participa de um desfile em Pequim, capital da China, em 3 de setembro de 2025A formação da Guarda de Honra do Exército de Libertação Popular (ELP) participa de um desfile durante uma grande reunião para marcar o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês“Nada pode deter o crescimento da China”, diz Xi Jinping em desfile militar
Fechar modal.1 de 5

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, conversa com o presidente da Rússia, Vladimir Putin (E), e com o presidente da China, Xi Jinping, antes da Cúpula da Organização para Cooperação de Xangai (OCX) de 2025, no Centro de Convenções e Exposições Meijiang, em Tianjin, China.2 de 5

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (E), encontra-se com o presidente da China, Xi Jinping (D), durante a 25ª reunião do Conselho de Chefes de Estado da Organização para Cooperação de Xangai (OCX) em Tianjin, China, em 31 de agosto de 2025Press Information Bureau (PIB) / Material divulgado/Anadolu via Getty Images3 de 5

A formação de combate aéreo não tripulado participa de um desfile em Pequim, capital da China, em 3 de setembro de 2025Divulgação/Xinhua4 de 5

A formação da Guarda de Honra do Exército de Libertação Popular (ELP) participa de um desfile durante uma grande reunião para marcar o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo ChinêsDivulgação/Xinhua5 de 5

“Nada pode deter o crescimento da China”, diz Xi Jinping em desfile militar Lintao Zhang/Getty Images

 

Eles acompanharam o desfile militar que celebrou o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês, após a rendição formal do Japão na Segunda Guerra Mundial, na quarta-feira (3/9).

“Conspiram contra os Estados Unidos”

Trump tem mostrado que não ficou satisfeito com o encontro dos líderes na China e afirmou que Putin e Kim Jong-un conspiraram contra os Estados Unidos ao participarem juntos do evento em Pequim.

“Por favor, transmitam meus mais calorosos cumprimentos a Vladimir Putin e Kim Jong-un, enquanto conspiram contra os Estados Unidos da América”, escreveu Trump em tom irônico, na terça-feira (2/9).

Na mesma mensagem, ele disse esperar que o presidente chinês Xi Jinping lembrasse o sacrifício de milhares de norte-americanos que morreram no combate contra a ocupação japonesa e destacou que os EUA contribuíram para garantir a liberdade da China.

“A grande questão a ser respondida é se o Presidente Xi da China mencionará ou não a enorme quantidade de apoio e ‘sangue’ que os EUA deram à China para ajudá-la a garantir sua LIBERDADE de um invasor estrangeiro muito hostil. Muitos americanos morreram na busca da China por Vitória e Glória. Espero que sejam devidamente homenageados e lembrados por sua bravura e sacrifício!”, enfatizou o republicano.

O desfile foi transmitido pela televisão estatal chinesa. Os telões gigantes exibiam símbolos da paz, enquanto a multidão agitava milhares de bandeiras vermelhas distribuídas pelo regime.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente