À la Sydney Sweeney: marcas de jeans repetem fórmula controversa
Nos meses seguintes à série de polêmicas envolvendo Sydney Sweeney, marcas lançam campanhas similares à da American Eagle

Após a controversa campanha da American Eagle protagonizada por Sydney Sweeney, outras marcas de jeans provaram a existência de um padrão estético que se resume a mulheres brancas com silhuetas específicas. Trata-se da Lucky Brand e da Gap, que lançaram anúncios com Addison Rae e Gwyneth Paltrow, respectivamente, e reacenderam debates sobre representatividade e padrões de beleza impostos pela indústria.
Vem entender!
Campanha da Lucky Brand com Addison Rae
Os jeans de Sydney Sweeney
A campanha da American Eagle com Sydney Sweeney, lançada em julho de 2025, gerou controvérsia ao fazer um trocadilho com a pronúncia equivalente das palavras “genes” e “jeans”, inferindo que a atriz tem “bons genes”. A escolha de uma mulher loira e de pele clara para representar um padrão positivo foi interpretado por muitos como uma ação eugenista, reforçando estereótipos de beleza branca.
Leia também
-
Ilca Maria Estevão
Microshorts: tendência acende “alerta” sobre magreza extrema na moda
-
Ilca Maria Estevão
Sydney Sweeney x American Eagle: 3 desdobramentos da campanha polêmica

Polêmica lucrativa
Apesar das críticas, a American Eagle manteve a campanha veiculada em numerosos países, o que resultou em um aumento significativo nas vendas. De acordo com Jay Schottenstein, CEO da marca, a American Eagle conquistou quase 1 milhão de novos clientes entre julho e setembro deste ano.
Em agosto, ao ficar sabendo que Sydney Sweeney era registrada ao partido Republicano, o presidente norte-americano, Donald Trump, elogiou a campanha publicitária: “Agora eu adoro o comercial dela. Se Sydney Sweeney é uma republicana registrada, acho o comercial fantástico”, disse em entrevista coletiva.
Trocadilho gerou revolta
Fórmula repetida
Enquanto a campanha protagonizada pela atriz de Euphoria gerava inúmeros debates na indústria, a Lucky Brand lançou um jeans em colaboração com a cantora Addison Rae. A peça é inspirada nos anos 2000, com destaque à cintura baixa e flare, promovendo a estética vintage de uma época em que a magreza era considerada “moda”.
Rae, contudo, exerce um papel diferente do de Sweeney neste lançamento. A artista assina, junto com outros nomes, o design da calça jeans, além de ter dirigido e estrelado a campanha.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
Addison RaeLucky Brand/Divulgação2 de 4
Cantora assinou o designLucky Brand/Divulgação3 de 4
Ela também dirigiu a publicidadeLucky Brand/Divulgação4 de 4
Lançamento da Lucky BrandLucky Brand/Divulgação
Mais recentemente, em outubro, a Gap chamou Gwyneth Paltrow e sua filha, Apple Martin, para protagonizar sua campanha de outono/inverno, o que também gerou comentários sobre o surgimento de um padrão nas publicidades de marcas de jeans. Ambas brancas e loiras, vestiram peças de denim que evocam o minimalismo dos anos 1990.
No curta-metragem protagonizado pelas duas, Paltrow descreve o estilo da jovem como “único e simples, mas com um toque diferente”. A atriz, em tom de brincadeira, ainda acusa a filha de “roubar” peças do seu guarda-roupa, que inclui diversos itens do século passado.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Metrópoles Vida&Estilo (@metropolesvida_estilo)
What's Your Reaction?






