Lula diz que se surpreendeu com “cordialidade” de Donald Trump
CNN Brasil O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que se surpreendeu com a “cordialidade” do presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, com quem conversou na última segunda-feira (6). “O Brasil e os EUA têm que ser exemplo ao mundo como as duas maiores democracias ocidentais, a gente sabe que o mundo está […]


CNN Brasil
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que se surpreendeu com a “cordialidade” do presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, com quem conversou na última segunda-feira (6).
“O Brasil e os EUA têm que ser exemplo ao mundo como as duas maiores democracias ocidentais, a gente sabe que o mundo está de olho. Portanto, eu acho que ele entendeu, eu fiquei bastante surpreso com a cordialidade dele”, afirmou o presidente em entrevista à TV Mirante, afiliada da Rede Globo no Maranhão.
A ligação entre os chefes do Executivo de ambos os países durou em torno de 30 minutos, teve “tom amigável” e foi positiva, segundo integrantes do governo. Lula a considerou “extremamente boa”.
Entre os assuntos discutidos, o petista mencionou a taxação imposta por Trump aos produtos brasileiros e as sanções aplicadas a autoridades do Brasil, como o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
“Eu falei para ele, para a gente começar a conversar, é importante que começa a ver o zeramento das taxações, é importante que começa a ver a inversão de punição aos nossos ministros e a gente começar a discutir com um pouco de verdade”, completou Lula.
No dia 23 de agosto, durante discurso na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Trump mencionou pela primeira vez a possibilidade de conversar com Lula, após relatar uma “química excelente” entre ele e o presidente.
Após o telefonema, os líderes anunciaram que devem se encontrar pessoalmente “em breve”.
What's Your Reaction?






