Sindicato dos Atores detona atriz feita com IA e a define como “risco”
O SAG-AFTRA, sindicato dos atores americanos, emitiu um comunicado criticando a invenção que viralizou nas redes sociais

O SAG-AFTRA, sindicato dos atores americanos, emitiu uma nota oficial detonando a invenção da atriz Tilly Norwood, criada com inteligência artificial (IA). Nas redes sociais, um comunicado critica a criação da personagem.
“Para deixar claro, Tilly Norwood não é uma atriz, é uma personagem gerada por um programa de computador que foi treinado com base no trabalho de inúmeros artistas profissionais — sem permissão ou remuneração”, disse a SAG-AFTRA no texto.
Ver essa foto no Instagram
Leia também
-
Negócios
Lufthansa: inteligência artificial vai cortar 4 mil empregos até 2030
-
Entorno
Inteligência artificial flagra três pedófilos com pornografia infantil
-
Distrito Federal
UnB inaugura laboratório de inteligência artificial e supercomputação
-
M Buzz
Veja como a inteligência artificial impacta na publicidade digital
“Não há experiência de vida para se inspirar, nenhuma emoção e, pelo que vimos, o público não está interessado em assistir a conteúdo gerado por computador desvinculado da experiência humana. Isso não resolve nenhum ‘problema’ — cria o problema de usar atuações roubadas para tirar o trabalho dos atores, colocando em risco o sustento dos artistas e desvalorizando a arte humana”, continuou.
“Além disso, os produtores signatários devem estar cientes de que não podem usar artistas sintéticos sem cumprir com nossas obrigações contratuais, que exigem notificação e negociação sempre que um artista sintético for usado”, concluiu.
Atriz feita com IA
A atriz feita com inteligência artificial foi criada por Eline Van der Velden, fundadora de um estúdio de talentos. Após o caso viralizar, ela se pronunciou e defendeu a criação.
“Para aqueles que expressaram indignação com a criação da minha personagem de IA, Tilly Norwood, ela não é uma substituta para um ser humano, mas uma obra criativa – uma obra de arte. Como muitas formas de arte antes dela, ela desperta debates, e isso por si só demonstra o poder da criatividade”, escreveu nas redes sociais pessoais e no perfil de Tilly Norwood.
“Vejo a IA não como uma substituta para pessoas, mas como uma nova ferramenta, um novo pincel. Assim como a animação, o teatro de marionetes ou o CGI abriram novas possibilidades sem prejudicar a atuação ao vivo, a IA oferece outra maneira de imaginar e construir histórias. Eu mesma sou atriz, e nada – certamente nem um personagem de IA – pode tirar a arte ou a alegria da atuação humana”, acrescentou ela.
Segundo a Variety, alguns agentes teriam entrado em contato com Eline para contratar a personagem criada por IA, fato que causou revolta na cadeia artística de Hollywood. Atores como Ralph Ineson, Kiersey Clemons e Melissa Barrera se posicionaram contra a possibilidade.
What's Your Reaction?






