ViaQuatro não tem data para normalizar Linha 4 após descarrilamento

Descarrilamento aconteceu na na altura da estação São Paulo-Morumbi na terça-feira (9/9) e operação segue em velocidade reduzida

Sep 10, 2025 - 17:00
 0  0
ViaQuatro não tem data para normalizar Linha 4 após descarrilamento

A ViaQuatro, concessionária responsável pela Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, não tem prazo para normalizar a operação afetada pelo descarrilamento de um trem na manhã de terça-feira (9/9).

Após interdição, o trecho entre as estações Vila Sônia-Profª Elisabeth Tenreiro e São Paulo-Morumbi passou a funcionar com velocidade reduzida e intervalo maiores. 10 imagensFechar modal.1 de 10

Última composição saiu dos trilhosReprodução/Redes Sociais2 de 10

Arquivo pessoal3 de 10

Arquivo pessoal4 de 10

Arquivo pessoal5 de 10

Arquivo pessoal6 de 10

Arquivo pessoal7 de 10

Arquivo pessoal8 de 10

Arquivo pessoal9 de 10

Arquivo pessoal10 de 10

Arquivo pessoal

Em nota, a concessionária afirmou que uma inspeção foi realizada e constatou a necessidade de substituir equipamentos danificados por peças importadas. Não há prazo para que a troca aconteça.

Nesse período, o trecho continuará operando parcialmente. Segundo a ViaQuatro, durante o horário de pico (6h às 10h e 15h às 20h), nove ônibus que prestam serviço para a concessionária entre Taboão da Serra e o Terminal Vila Sônia continuarão com trajeto estendido até a Estação São Paulo-Morumbi e vice-versa, como complemento ao transporte sobre trilhos.

Leia também

Haverá também 10 ônibus do sistema Paese para atender aos clientes entre São Paulo-Morumbi e Vila Sônia – Profª Elisabeth Tenreiro.

“A ViaQuatro lamenta os transtornos e recomenda que, durante esse período, os clientes antecipem sua saída, considerando o maior tempo de viagem entre São Paulo-Morumbi e Vila Sônia – Profª Elisabeth Tenreiro”, escreveu a empresa.

Descarrilamento

O descarrilamento aconteceu na na altura da estação São Paulo-Morumbi, na zona oeste de São Paulo, e provocou caos entre os passageiros. Alguns deles relataram ao Metrópoles que seus trajetos levaram quase duas horas por causa do acidente.

Vídeos mostram o momento após uma das cabines da composição do trem sair dos trilhos. Nas imagens, é possível ver o rompimento e o abaulamento dos trilhos. Veja:

Segundo a concessionária, o trem descarrilou por volta das 10h no trajeto entre as estações Vila Sônia e São Paulo-Morumbi, no sentido Luz. Os passageiros foram retirados da composição e receberam atendimento de agentes. A empresa diz que não houve registro de feridos.

Medidas adotadas pela ViaQuatro para minimizar impactos do descarrilamento

  • Horários de pico (6h às 10h e 15h às 20h): estratégia com viagens intercaladas, com um trem entre São Paulo-Morumbi e Luz e um de Vila Sônia – Profª Elisabeth Tenreiro até a Luz, garantindo melhor fluxo no trecho mais demandado.
  • Informação antecipada aos clientes em São Paulo-Morumbi sobre o destino dos trens (“Luz” ou “Vila Sônia – Profª Elisabeth Tenreiro”), facilitando a transferência de plataforma.
  • Controle de fluxo em Vila Sônia – Profª Elisabeth Tenreiro e São Paulo-Morumbi para garantir a segurança dos passageiros.
  • Reforço de colaboradores nas estações, com aumento de mais 40 pessoas.
  • Fechamento de acessos e direcionamento de clientes conforme a demanda em cada estação.
  • Comunicação reforçada por mensagens sonoras e vídeos.
  • As equipes de manutenção seguem totalmente dedicadas a concluir os reparos no menor prazo possível, enquanto a equipe de atendimento permanece à disposição para orientar e auxiliar os clientes.

 

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente